5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Documentário sobre Carlo Acutis tem pré-estreia em São Paulo

Fiéis rezam antes de pré-exibição do documentário A Extraordinária Vida de Carlo Acutis no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo (SP), na última terça-feira (2). | Gustavo Amorim Gomes/ACI Digital

“Por ser um beato do século XXI, Carlo é um ótimo exemplo aos jovens de que vale a pena ser santo”, diz Celina Portugal, de 51 anos, catequista de jovens de São Paulo (SP), que assistiu na última terça-feira (2) à pré-exibição do documentário A Extraordinária Vida de Carlo Acutis no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, na zona sul de São Paulo (SP).

Cerca de 500 pessoas assistiram à pré-exibição do filme a última terça-feira (2), entre elas leigos, sacerdotes e religiosas. Uma segunda pré-exibição do filme está agendada para hoje (4) no centro universitário às 19h30.

“Essa, no entanto, ainda não é a versão final do filme”, disse Arthur Gonçalves, diretor executivo da Lumine. “Essa é uma versão do documentário exibida de modo exclusivo nas pré-exibições desta semana. Ainda serão adicionadas ao filme cenas da canonização de Carlo Acutis no Vaticano, prevista para o domingo. Pretendemos lançar a versão final do documentário nos cinemas no início do ano que vem, se Deus quiser”.

O documentário, filmado em Milão, onde Carlo viveu com os pais, e em Assis, onde o beato passava férias com a família e está sepultado, tem relatos de familiares e de amigos de Carlo sobre o cotidiano do jovem italiano em sua infância e adolescência, falando sobre a busca de Acutis por santidade desde muito jovem e sobre como Carlo viveu seus últimos dias.

“Eu quero muito que as pessoas se conectem com a vida dele e entendam um pouco como foi o sofrimento do Carlo naqueles dias, a maneira que o Carlo viveu”, disse Gustavo Leite, diretor do documentário, à ACI Digital.

No filme, há relatos de professoras de Carlo que deram aula a ele no ensino fundamental sobre o cotidiano do beato na escola; de uma freira de clausura que acompanhou Acutis na preparação dele para a primeira comunhão, aos sete anos de idade; de Antonia Salzano, mãe de Carlo, e de Rajesh Mohur, que trabalhou como au pair para a família Acutis quando Carlo era pequeno, e converteu-se do hinduísmo ao catolicismo graças ao testemunho de Carlo.

“O momento mais marcante do filme para mim foi quando Carlo diz que estava destinado a morrer”, diz Eliane Vieira, de 45 anos, catequista de jovens de São Paulo (SP). “É um bom exemplo para as crianças e os adolescentes sobre a importância de nos prepararmos para a vida eterna e não só buscarmos as coisas desta terra”.

Uma exposição sobre a vida de Carlo está sendo exibida no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro desde ontem (3) até domingo (7), das 10h às 20h. Entre os itens expostos, estão objetos de Acutis, como uniforme de futebol e chuteiras, e uma tapeçaria com a imagem de Carlo Acutis similar à que está exposta na varanda central da basílica de São Pedro por ocasião da canonização do jovem italiano.

O Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro tem a primeira paróquia dedicada no mundo dedicada ao beato Carlo Acutis, inaugurada em janeiro de 2023, onde haverá uma vigília no sábado (6) a partir das 18h e uma transmissão ao vivo da cerimônia de canonização de Acutis, celebrada pelo papa Leão XIV, no domingo a partir das 5h. O centro universitário fica na avenida João Dias, 2046, no bairro Santo Amaro, na zona sul de São Paulo (SP).

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar