Sep 1, 2025 / 15:36 pm
O bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães rezou durante o evento católico Desperta Brasil, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), no sábado, 30 de agosto, pedindo que, pela "intercessão de Nossa Senhora Aparecida", viesse a bênção que "nos impede de ter fome, guerra, doença e o comunismo". Ao finalizar a bênção, as 80 mil pessoas presentes no evento aplaudiram fervorosamente o bispo.
Desperta Brasil
O Desperta Brasil, segundo as redes sociais do evento, “é um movimento de reunião dos católicos, que tem como missão despertar uma nova geração de adoradores”. Essa iniciativa é uma realização do frei Gilson Azevedo, membro da Congregação dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo e do padre Adriano Zandoná, membro da Comunidade Canção Nova. Sua primeira edição ocorreu em 10 setembro de 2023, no então estádio do Morumbi, atualmente Estádio do MorumBIS, em São Paulo, com mais de 50 mil pessoas.
“O evento é nosso e será um evento para despertar na nação brasileira. O Brasil estava com saudades desse tipo de evento católico no estádio. Por isso que vamos fazer esse evento”, disse Frei Gilson em 2023, durante a transmissão do rosário da Quaresma.
Brasília
O Desperta Brasil em Brasília teve 17 horas ininterruptas de shows, orações, pregações, oração do rosário, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa. O evento começou às 15h30 do sábado e terminou às 8h30 de domingo, 31 de agosto, com uma missa celebrada pelo padre Roger Luis da Silva, sacerdote da Canção Nova e responsável pela missão da Canção Nova de Brasília.
Além de dom Adair José Guimarães, mais três bispos participaram do evento: o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa; o bispo auxiliar do ordinariado militar do Brasil, dom José Falcão e o bispo de Piracicaba (SP), dom Devair Araújo da Fonseca, diretor espiritual do Desperta Brasil.
Antes da bênção contra a “fome, guerra, doença e o comunismo”, dom Adair convidou a todos a ficar de pé e orar:
“Senhor Jesus, Ressuscitado e vivo no meio de nós, ajuda-nos, a ser a Igreja que o Senhor quis neste mundo para evangelizar, para testemunhar diante de tudo que é ruim. Que nós não perdemos a esperança diante dos desafios, de tudo aquilo que fere a dignidade humana, nós cremos, o Senhor derramará o Teu Espírito Santo abundantemente sobre nós, sobre o nosso Brasil que precisa tanto da Tua ajuda. Amém!”.
“Não poderia vir”, mas “ele não resistiu e veio”
Dom Adair José Guimarães “não poderia vir” ao Desperta Brasil em Brasília, disse frei Gilson aos presentes, mas “ele não resistiu e veio”.
“Esse aqui é para despertar o Brasil”, disse o frade sobre dom Adair, destacando que “a presença dos bispos” no evento “é sempre importante” nesse evento e pediu ao bispo de Formosa: “Nós queremos a sua bênção, nós queremos a sua oração. Nós queremos a voz da Igreja falando conosco nessa noite”.
O bispo de Formosa disse que “no carnaval de 1989”, celebrou “a missa de encerramento do Rebanhão”, um evento da Renovação Carismática Católica (RCC) do Distrito Federal, que tem o apoio da arquidiocese de Brasília, no Estádio Mané Garrincha, “quando era um estádio bem pequeno” porque o então bispo militar, dom Geraldo do Espírito Santo “de última hora não pôde vir concluir a missa daquele Rebanhão” e coube a ele, “um padre novo, inexperiente”, que “estava começando na Renovação Carismática”.
“E nós celebramos a missa e foi um momento muito bonito. E eu quero dizer pra vocês que a nossa Igreja é linda! Que a Renovação Carismática não está morta. Que os Carismas não estão esgotados. E nesse Desperta, os Carismas serão derramados sobre a nossa Igreja”, disse dom Adair ressaltando que “a Igreja não é uma ONG, não é uma associação. A Igreja é a epifania do Ressuscitado no meio de nós”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar