Aug 25, 2025 / 16:01 pm
O Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia (GO), celebrará no dia 31 de agosto, no Jubileu das Famílias, o gemellaggio com o Santuário de Nazaré, na Galileia, Terra Santa, onde viveram Jesus, Maria e José. Isso significa que os dois santuários passarão a ser irmãos gêmeos pois têm a mesma devoção, missão pastoral e identidade litúrgica.
“O gemellaggio tem como finalidade aprofundar a espiritualidade e a comunhão com a Terra Santa, especialmente por meio da Adoração Eucarística Perpétua, pela santificação das famílias, pela paz no mundo e pela Igreja”, diz o arcebispo de Goiânia, dom João Justino, segundo o Santuário Basílica Sagrada Família.
Os dois santuários se reconhecem como irmãos pois ambos são dedicados à Sagrada Família de Nazaré e têm a missão de “honrar, imitar e difundir o modelo da Sagrada Família: Jesus, Maria e José, como exemplo luminoso de amor, obediência, silêncio e entrega a Deus”, diz o Santuário Basílica Sagrada Família.
“Esse vínculo gemelar transcende a pedra e o cimento. É uma irmandade espiritual, que conecta fiéis, peregrinos, religiosos, devotos e missionários em torno de um mesmo ideal: formar lares santos, fortalecer os vínculos familiares, estimular a santidade e anunciar o Evangelho com o testemunho do amor concreto vivido no seio da vida familiar”, continua o santuário.
Para selar essa união entre os santuários, uma relíquia sagrada da Beata Casa de São José será entronizada no Santuário Basílica Sagrada Família.
A união entre os santuários será espiritual, pois com as adorações eucarísticas perpétuas os dois estarão unidos elevando louvores e preces ao céu, mas também será uma união física com parceria entre ambos para a promoção de encontros, peregrinações, cursos, conferências e visitas.
Programação
A missa de geminação dos santuários será no dia 31 de agosto às 8h no Santuário Basílica Sagrada Família, celebrada por dom Justino e concelebrada pelo frei Wojciech Stanislaw Boloz O.F.M., da Beata Casa de São José, e pelo bispo auxiliar de Jerusalém e vigário patriarcal para Chipre, dom Bruno Varriano, O.F.M.. O reitor do santuário, padre Rodrigo de Castro Ferreira, também concelebrará.
Às 10h, será o lançamento do livro José (Yosef) – Artesão da Humanidade – Homem Justo, Esposo e Pai, escrito por dom Bruno e pelo frei Wojciech.
O evento termina com um almoço das famílias, às 12h.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar