Aug 20, 2025 / 16:00 pm
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), aprovou a Lei Estadual nº 19.364 que institui o Dia Estadual do Católico Maronita. A data será celebrada anualmente em 9 de fevereiro, dia em que a Igreja Maronita celebra são Marun, seu fundador.
Fundada no final do século VI, a Igreja Maronita é uma Igreja oriental que, desde sua origem, nunca se separou da Igreja Católica nem da comunhão com o papa. Seu rito prevê a celebração da missa em língua siro-aramaica, a língua falada pelos judeus da Palestina na época de Jesus. Os seguidores de são Marun ficaram conhecidos como “maronitas”.
A Eparquia Maronita do Brasil, liderada por dom Edgard Amine Madi, é responsável pela única paróquia maronita no Ceará: a paróquia pessoal de Nossa Senhora da Assunção, que fica em Juazeiro do Norte. Ela foi estabelecida em 8 de dezembro de 2024 por decreto episcopal.
O pároco é Cícero Santos da Silva, natural de Juazeiro do Norte, ordenado padre da Eparquia Maronita do Brasil em 2023, em Brasília. Ele disse à ACI Digital que a criação do Dia do Católico Maronita “é um reconhecimento aos libaneses e a seus descendentes que colaboraram com o desenvolvimento do Estado do Ceará”, mas reconhece também a “presença maronita para evangelizar descendentes de libaneses e cristãos latinos que têm identificação com a liturgia e com a Igreja Maronita”.
Ele também destacou que a lei abre caminho para parcerias com o governo estadual na celebração do Dia do Católico Maronita e da Solenidade de São Marum para “mostrar o outro pulmão da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
“Nossa intenção é que, como nos pediu o papa João Paulo II, que a Igreja respire no Estado do Ceará com seus dois pulmões, o pulmão oriental e o pulmão ocidental”, disse o padre.
O projeto de lei, de autoria do deputado De Assis Diniz, reconhece a relevância histórica, cultural e religiosa da comunidade maronita no Estado, formada por descendentes de imigrantes libaneses que chegaram ao Ceará no século XIX. “Reconhecer os Católicos Maronitas é reconhecer um Líbano dentro do Ceará”, diz o texto da proposta
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar