Aug 15, 2025 / 12:13 pm
Hoje (15), é a festa da Assunção de Nossa Senhora, solenidade que celebra o fim da vida terrena de Nossa Senhora e a assunção de seu corpo e alma ao céu. O dia também marca o aniversário da Eternal Word Television Network (EWTN).
Em 15 de agosto de 1981, a fundadora da EWTN, madre Maria Angélica da Anunciação, iniciou seu programa de televisão num estúdio de garagem no Alabama, EUA. A transmissão lançou o que hoje é a maior rede global de mídia católica do mundo. ACI Digital é um serviço da EWTN News, afiliada da EWTN.
Enquanto os fiéis celebram a Assunção e a EWTN comemora 44 anos de propagação da Palavra Eterna, relembre o que Madre Angélica disse sobre a Mãe de Jesus e sua assunção ao Céu.
Assunção de Nossa Senhora
“Essa é a festa da Assunção de Nossa Senhora, e muita gente não entende isso”, disse madre Angélica, freira clarissa da Adoração Perpétua, numa transmissão da EWTN em 15 de agosto de 2000. “Confundem tudo com a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. E é diferente”.
A Assunção é uma festa relativamente nova na Igreja, mas tem raízes nos primeiros séculos da fé cristã. Madre Angélica disse aos seus ouvintes que "quando todos os apóstolos souberam que Nossa Senhora havia morrido, todos foram até onde ela estava, exceto Tomé".
“São Tomé, segundo a tradição, estava sempre atrasado, sempre atrasado”, brincou Madre Angélica. “Todos nós temos alguém assim na família. Eles estão sempre atrasados”.
“Então, quando ele chegou, abriram o [túmulo] e ela havia sumido… E desde o início do cristianismo, sempre se acreditou que ela foi elevada ao Céu. Faz sentido”.
Faz sentido, disse Madre Angélica, "porque ela era tão pura e tão santa. Não havia motivo para ela apodrecer como vamos apodrecer".
“Nossa Senhora jamais poderia cometer um único pecadinho. Então, o que ela faz? Ela se beneficia de todas as graças. Nós nos beneficiaremos do sangue de Jesus — da redenção”, disse ela. “Vocês dizem: Bem, por que ela seria tão diferente? Bem, porque ela foi criada por Deus e, antes do início dos tempos, Ele a tinha em mente para ser a mãe de seu Filho — o Verbo Eterno”.
“Você não pode nem pensar por meio segundo que a mãe de Deus possa estar nas mãos de satanás. Isso profanaria o templo”, disse ela, acrescentando: “Quer dizer, isso é senso comum. Não é preciso mais nada para realmente perceber que o templo de Deus tinha que ser absolutamente perfeito por causa Dele”.
Embora Nossa Senhora tenha nascido perfeita, madre Angélica disse: “Todos nós nascemos com o pecado original e temos consequências por ele, mesmo depois do batismo”. Sentimos “ciúme, raiva e hipersensibilidade. Nascemos com muitas coisas que não são como Jesus. E, portanto, temos que superar essas coisas”.
Mas, eventualmente, “a Assunção de Nossa Senhora é algo que todos nós teremos”, porque “todos nós vamos ressuscitar… chegará o dia no fim do mundo em que Deus vai respirar e dizer: Levanta-te”.
“Segredo da santidade”
“Nossa Senhora tinha que ser incrível, porque ela sempre dizia sim a Deus. Esse é o segredo da santidade”, disse madre Angélica. “Ah, você não precisa ser brilhante, não precisa ser um gênio, não precisa construir prédios, não precisa fazer nenhuma dessas coisas. Você precisa fazer a vontade de Deus com amor e sacrifício”.
No fim das contas, "tudo se resume ao amor", disse ela. "E você só faz a vontade de Deus porque ama. Nossa Senhora sempre amou a Deus e sempre fez a vontade Dele com perfeita união".
Na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, "devemos agradecer a Deus por Ele ter criado uma mulher assim", disse madre Angélica. "Tinha que haver alguém como ela. E só dela, só dessa mulher santa e perfeita, poderia vir o Verbo Eterno".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar