5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Arquidiocese de Botucatu afasta cautelarmente padre acusado de agredir idosa

Paróquia Nossa Senhora da Consolata. | Crédito: Arquidiocese de Botucatu (SP).

A arquidiocese de Botucatu (SP) afastou cautelarmente o padre João José Bezerra de suas funções ministeriais por causa da denúncia de que ele teria agredido uma mulher de 62 anos durante uma missa do terceiro dia da novena de são Miguel Arcanjo, na quinta-feira (7), na paróquia Nossa Senhora Consolata, em São Manuel (SP).

Ordenado sacerdote há 17 anos, o padre João José Bezerra é vigário paroquial do santuário de Santa Teresinha, na cidade de Cerqueira César (SP), que fica no território da arquidiocese de Botucatu. Ele celebrou a missa de quinta-feira como padre convidado.

Segundo o relato da vítima no boletim de ocorrência, o padre se apresentou como exorcista no início da missa. Ela contou que quando o padre caminhou com o Santíssimo Sacramento pela igreja para abençoar os fiéis, ela “repousou no Espírito Santo”, depois “começou a manifestar um espírito maligno, entrando em estado de inconsciência”.

A vítima relatou que nesse momento foi agredida pelo padre com tapas, puxões de cabelo, socos e que foi arremessada no banco da igreja. Ela contou que, quando retomou a consciência, pediu que o padre parasse com as agressões. Fiéis que estavam no local intervieram para conter o padre, que deixou a igreja sem prestar esclarecimentos.

A arquidiocese publicou uma nota ontem (11), assinada pelo arcebispo dom Maurício Grotto de Camargo, dizendo que “instaurou, de imediato, procedimento interno para apuração rigorosa dos fatos, afastando cautelarmente o Pe. João José Bezerra do uso de ordem” e “que colaborará integralmente com as autoridades policiais e judiciais competentes para efetiva apuração da verdade real”.

A vítima foi atendida na Santa Casa de São Manuel, onde foram constatados hematomas no rosto, couro cabeludo e ombro. O caso foi registrado como lesão corporal e está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Botucatu.

A arquidiocese disse na nota que “está disponibilizando toda ajuda necessária com relação a todas as despesas médicas decorrentes deste infortúnio” e expressou solidariedade e orações “à fiel envolvida e a seus familiares, pedindo sinceras desculpas pelo sofrimento e pelos transtornos causados”.

Segundo a arquidiocese, “situações de violência, de qualquer natureza, são absolutamente incompatíveis com a missão da Igreja e com o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

“Reiteramos nosso compromisso com a verdade, a justiça e a proteção da dignidade de todas as pessoas, reafirmando que nossa missão é anunciar o Evangelho e servir com amor e respeito a todo o povo de Deus”, concluiu a nota. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar