Aug 11, 2025 / 10:30 am
A Universidade de Nebraska, nos EUA, se desculpou oficialmente por aprovar uma apresentação profana de "drag" que zombou da missa no início do ano. A universidade iniciou uma investigação sobre o incidente depois de protestos de fiéis.
O bispo de Lincoln, Nebraska, dom James Conley, criticou publicamente a chamada "missa drag" em junho, chamando-a de "uma demonstração pública flagrante de discriminação baseada na fé".
O evento foi organizado em abril pelo estudante de doutorado em música Joseph Willette, que disse que a apresentação tinha como objetivo "preencher a lacuna entre a homossexualidade e a espiritualidade".
A manifestação “imitou várias partes da missa, como o Kyrie, o Glória, o Credo, o Sanctus e o Agnus Dei”.
Em 8 de agosto, o bispo disse publicamente que havia se encontrado com o reitor da Universidade de Nebraska, Jeffrey Gold, e outros líderes da universidade depois do incidente. A universidade disse ao bispo que uma "investigação sobre o assunto já estava em andamento".
Conley escreveu que o chanceler Rodney Bennett, da Universidade de Nebraska, em Lincoln, posteriormente enviou uma carta de acompanhamento na qual disse ao bispo: "Lamentamos profundamente que o assunto que discutimos tenha causado perturbação e pedimos sinceras desculpas".
A universidade “aproveitará totalmente a oportunidade que esse incidente nos proporcionou para considerar cuidadosamente como educamos os membros de nossa comunidade sobre o impacto que atos individuais podem ter sobre as pessoas e comunidades — tanto positivo quanto negativo, seja intencional ou inadvertido”, escreveu Bennett, segundo Conley.
Não está claro se a universidade concluiu a investigação sobre o evento ou se o inquérito ainda está em andamento. A universidade não respondeu a um pedido de comentário na sexta-feira (8).
A Mesa Redonda Consultiva do Presidente da universidade sobre Engajamento Comunitário ajudará a aconselhar a universidade sobre "abordar questões delicadas e muitas vezes emocionais sobre as quais há fortes convicções".
Representantes da comunidade católica local estarão no painel, disse Conley.
Além da reação negativa do gabinete do bispo, legisladores estaduais também teriam criticado a apresentação.
O senador de Nebraska, Dan Lonowski, disse ao site de notícias sobre educação superior College Fix que ele e uma dúzia de colegas escreveram para a universidade condenando a exibição.
Lonowski, que é católico, disse ao Fix que a apresentação "[não] pareceu promover a música nem a fé de forma alguma". Lonowski disse que a universidade confirmou que estava fazendo uma investigação.
Conley, por sua vez, expressou esperança de que a universidade estivesse se desculpando não só pela controvérsia em torno do incidente, mas "pela substância do incidente em si".
“Em nome dos católicos e de todas as pessoas de fé, gostaria de ver um compromisso mais concreto da universidade para fornecer treinamento e educação sobre por que esse comportamento é ofensivo aos católicos”, escreveu o bispo.
Zombar da Eucaristia, disse Conley disse, “nunca deveria ser uma ação recompensada com um diploma, mas sim condenada por sua ignorância e maldade”.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar