Aug 11, 2025 / 09:20 am
O papa Leão XIV expressou seu “sentimento de pesar” pela morte do arcebispo emérito do Paraná, Argentina, cardeal Estanislao Karlic, que morreu na sexta-feira (8), aos 99 anos. Ele era o segundo cardeal mais longevo do mundo.
Em um telegrama enviado ao arcebispo do Paraná, dom Raúl Martín, o papa pediu que ele transmitisse suas condolências "a todos os que fazem parte dessa querida comunidade eclesial" e falou com gratidão sobre o ministério de alguém que definiu como "um pastor abnegado e íntegro que, por muitos anos e com grande fidelidade, dedicou sua vida ao serviço de Deus e da Igreja, levando a luz do Evangelho a vários âmbitos da vida e da cultura".
Leão XIV falou sobre alguns marcos do serviço eclesial do cardeal Karlic, que "serviu como sacerdote e bispo nas arquidioceses de Córdoba e Paraná, e foi presidente da Conferência Episcopal Argentina por dois mandatos consecutivos, recebendo meu predecessor, são João Paulo II, em sua viagem apostólica àquele país".
O papa também destacou sua contribuição à Igreja: “Entre muitas outras tarefas e iniciativas pastorais em nível local, nacional e continental, ele se ofereceu generosamente ao serviço da Igreja universal, sendo um dos colaboradores na redação do Catecismo da Igreja Católica”.
Leão XIV agradeceu a Deus "por sua vida de fé e seu profundo amor à Igreja" e disse que ofereceu orações "pelo eterno repouso de sua alma, para que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa da glória que nunca se apaga".
Por fim, confiou sua alma "à intercessão de Nossa Senhora do Rosário" e enviou a todos "a bênção apostólica, como sinal de esperança cristã no Senhor ressuscitado".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar