5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Eucaristia é fonte é ápice da vida cristã, diz Leão XVI a congresso eucarístico do Malauí

Primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Malauí. | ACI Africa

“Reunidos em torno do altar do Senhor, somos recordados de que a Sagrada Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã, o mistério da fé que edifica a Igreja e sustenta sua missão no mundo”, disse Leão XIV na mensagem enviada ao primeiro Congresso Eucarístico Nacional de Malauí.

Em sua mensagem lida na abertura oficial do Congresso, na última terça-feira (5), na catedral de Nossa Senhora da África Maula, da arquidiocese de Lilongwe, no Malawi, o papa transmitiu "saudações paternas e bênçãos apostólicas" ao povo de Deus no país do sul da África.

Na mensagem lida pelo núncio apostólico no Malauí e em Zâmbia, arcebispo Gian Luca Perici, o papa Leão XIV manifestou seu desejo de que o congresso de cinco dias se torne "um momento de profunda graça para toda a Igreja".

“Que seja um momento para aprofundar o amor à Santíssima Eucaristia, fortalecer os laços de comunhão entre o povo de Deus e inspirar um renovado zelo missionário em cada diocese, paróquia e família”, disse o papa.

Ele expressou a esperança de que o evento espiritual realizado sob o tema Eucaristia, Fonte e Ápice dos Peregrinos da Esperança seja “um verdadeiro momento de renovação, evangelização e unidade”.

O papa exortou os católicos do Malauí a “caminhar junto adorando, celebrando e testemunhando a presença viva de Cristo na Eucaristia”.

Antes do Congresso Eucarístico, o Coordenador Nacional da Pastoral no Malaui disse à ACI Africa, agência do grupo EWTN na África, que os membros da Conferência dos Bispos Católicos do Malawi (MCCB, na sigla em inglês) esperam que a iniciativa espiritual “resulte em transformação pessoal e comunitária”.

“Prevemos que os participantes voltem às suas comunidades renovados na fé e comprometidos em viver e compartilhar o poder transformador da Eucaristia em suas vidas diárias”, disse o padre Joseph Sikwese em entrevista em 8 de julho.

Enquanto isso, depois de proferir a mensagem do papa e abrir formalmente o Congresso Eucarístico, o Núncio Apostólico na Zâmbia falou sobre a iniciativa espiritual feita entre 5 e 9 de agosto, descrevendo-a como algo que “fala diretamente ao coração da Igreja”.

“É uma mensagem poderosa que enfatiza a importância da nossa fé como comunidade eucarística, trabalhando juntos na peregrinação da esperança”, disse o arcebispo Perici em discurso na última segunda-feira (4).

O representante do papa no Malauí e Zâmbia elogiou os membros da MCCB por fazerem do Congresso Eucarístico “uma parte fundamental da celebração nacional do Ano Jubilar de 2025”, que, disse também, “é um tempo especial de graça, renovação e esperança para a Igreja universal”.

O Ano Jubilar de 2025 da Igreja, que o papa Francisco lançou oficialmente na véspera do Natal do ano passado com a abertura da porta santa da basílica de São Pedro, "convida cada um de nós a aprofundar nossa compreensão e amor pela Eucaristia, que é o coração da missão da Igreja", disse o arcebispo Perici.

"A Eucaristia não é só parte do que fazemos, é o que somos", disse o diplomata da Santa Sé de origem italiana.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

"Obrigado por essa iniciativa, porque ela torna a Igreja no Malauí uma presença verdadeira e relevante nas alegrias e lutas de seu povo", disse o arcebispo Perici.

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar