Aug 7, 2025 / 15:47 pm
O Carmelo da Santíssima Trindade e do Imaculado Coração de Maria, em Patos de Minas (MG), está pedindo doações para terminar a capela de sua nova sede, última etapa das obras antes da mudança das irmãs. Sem espaço na casa atual, o carmelo não consegue receber as novas vocações que se preparam para entrar para a vida contemplativa.
“A gente escuta sempre falar da falta de vocações para vida religiosa, mas é muito interessante que a gente percebe que para o carmelo está sempre surgindo”, disse a irmã Joana da Cruz à ACI Digital.
“Atualmente, nós somos 17 irmãs. E temos outras vocações se preparando para fazer a experiência, para entrar. Mas nós não temos condições de acolhê-las aqui, porque não tem espaço”, disse a irmã. “A gente já tentou adaptar ao máximo, mas não tem como receber mais ninguém. Então, estamos fazendo um acompanhamento com elas para que esperem até a gente conseguir mudar”.
O Carmelo foi fundado em 25 de novembro de 2000 pelas irmãs do Carmelo São José, de Três Pontas (MG), cuja fundadora é a venerável madre Tereza do Coração de Maria. A comunidade foi recebida pelo bispo dom João Bosco, que adaptou um antigo seminário para abrigar as religiosas. Esse local continua sendo a sede provisória até hoje.
A construção do novo carmelo começou em 2016, pois as irmãs perceberam a necessidade de ter uma estrutura adequada para a clausura e para poder acolher as novas vocações.
“Nossa fundadora falou que aquele carmelo que a gente está construindo é um verdadeiro milagre da providência”, contou a irmã Joana. “A gente não tinha nada e até agora realmente não temos nada. E graças a Deus, à providência, às campanhas, a gente foi conseguindo devagarinho, erguer o novo prédio”.
O prédio do novo carmelo está pronto, mas segundo a religiosa, ainda “faltam muitas coisas internas, principalmente na capela” para que as irmãs possam se mudar. Por isso, “muitas campanhas estão sendo feitas”, como a vaquinha lançada pelas irmãs e uma rifa feita por amigos.
Para participar da vaquinha para a construção da capela clique aqui ou faça doações através do pix: 04176759000180.
As vocações não param de chegar
Embora receba muitas vocações da diocese de Patos de Minas e da região, também chegam muitas mulheres de todo o país, como a própria irmã Joana que é do Ceará.
Cerca de dez mulheres procuraram o carmelo esse ano para fazer acompanhamento vocacional e quatro já estão na etapa final de preparação esperando para entrar. Muitas conheceram a vocação através das redes sociais do carmelo.
Segundo a irmã Joana, o que mais tem chamado a atenção nos últimos anos é que algumas religiosas de vida ativa estão migrando para a vida contemplativa. “Já surgiram umas três. Inclusive, tem mais uma se preparando, que é de congregação de vida ativa pedindo para entrar no carmelo”.
Para ela, isso acontece por causa da “necessidade de uma vida interior mais profunda. Eu acho que também é por causa de uma descoberta ou uma redescoberta da importância da oração como algo que, de fato, sustenta a igreja”.
“Não menosprezando a vida apostólica, que é muito importante, né? Mas uma descoberta disso, da importância que tem também a oração para a vida apostólica da igreja”, continuou a religiosa. “E a gente pensa que isso se deve muito à santa Teresinha. A maioria das vocações chegam aqui dizendo que foi através de santa Teresinha”.
“Eu brinco que o livro História de uma Alma é um livro muito perigoso. Você lê e tem vontade de vir para o carmelo”, disse. Santa Teresinha “descobriu a vocação dela como sendo o amor no coração da igreja”, disse.
No ano passado as relíquias de santa Teresinha peregrinaram por todo o Brasil para celebrar os 150 anos do nascimento da santa e os 100 anos de sua canonização. Segundo a irmã Joana, a peregrinação “reacendeu muito esse desejo pelo carmelo, essa busca por uma vida de mais entrega para ajudar e ser uma força para a Igreja”.
“A nossa rotina é uma rotina de muita oração, trabalho e vida fraterna”, diz irmã Joana. “E é essa vida, silenciosa e profunda, que atrai tantas mulheres em busca de uma espiritualidade mais intensa”.
A venda da imagem de Nossa Senhora Menina e a construção do carmelo
Em 2019, as irmãs do carmelo receberam de presente uma imagem de Nossa Senhora Menina, devoção originária do México que representa Maria deitada numa nuvem, como uma recém-nascida só que vestida de rainha. Elas gostaram da imagem e decidiram divulgá-la no Brasil.
Por causa da pandemia, a imagem não podia peregrinar, então surgiu a ideia de produzi-la artesanalmente. Uma fábrica faz a peça em resina bruta, e as irmãs cuidam de todo o acabamento, pintura, vestes, e até o pequeno colchão onde a imagem repousa. Desde 2020, milhares de imagens foram enviadas para o Brasil e vários outros países.
Além de divulgar a devoção, o dinheiro da venda das imagens foi usado para a construção do carmelo. “Foi uma graça muito grande”, disse a irmã, acrescentando que continuam recebendo testemunhos de fé e conversão ligados à imagem.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Para comprar a imagem de Nossa Senhora Menina pode-se clicar aqui.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar