5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Superioras gerais convocam Dia de Jejum e Oração pela Paz em 14 de agosto

Mulher rezando. Imagem referencial. | Shutterstock

A União Internacional das Superioras Gerais (UISG) convocou um Dia Mundial de Jejum e Oração pela Paz em 14 de agosto, véspera da festa da Assunção de Nossa Senhora.

Diante das guerras e conflitos que afligem diferentes partes do mundo, especialmente em Gaza, Sudão, Ucrânia e República Democrática do Congo, a UISG disse que "não podemos permanecer espectadores silenciosos".

"Todos os dias vemos rostos marcados pela dor, vidas destruídas, pessoas privadas de sua dignidade e paz, especialmente mulheres e crianças", disse a UISG num comunicado divulgado ontem (6).

Nesse contexto, as religiosas dizem que sentem "uma profunda necessidade de levantar nossas vozes e unir nossos corações" para caminhar ao lado daqueles que sofrem, ouvir "os gritos dos pobres e da terra" e "proteger a vida e exigir justiça".

Por isso, elas convocam um dia de “oração, discernimento e testemunho” na próxima quinta-feira, 14 de agosto, para que a paz “não seja só um desejo, mas uma realidade construída juntos”.

As superioras gerais pedem que esse dia seja celebrado como um dia de jejum e oração, invocando a intercessão da Mãe de Deus, Nossa Senhora da Paz, cuja festa é celebrada em 15 de agosto.

"Confiemo-nos a ela, para que acolha com ternura o clamor do povo e nos ensine a ser uma presença humilde e profética nos lugares de sofrimento", diz o comunicado.

Elas também propõem promover momentos de oração e reflexão sobre a Palavra nas comunidades, dialogar com as autoridades civis e eclesiásticas para pedir que abram caminhos para a reconciliação e apoiar ações concretas de solidariedade global.

As superioras gerais prepararam a seguinte oração pela paz, que propõem aos fiéis que desejam participar do dia:

Maria, Mãe da Paz,neste tempo ferido pela guerra, confiamos a ti os povos dilacerados pelo ódio,as famílias divididas, os corações despedaçados pela violência.

Tu que silenciastes a dor,ensina-nos a vigiar, a não fechar os olhos,a permanecer com quem sofre,a rezar mesmo quando as palavras falham.

Dai ao mundo a paz, Senhor Jesus,não aquela imposta pela força,mas aquela que nasce da justiça,do perdão, da verdade e do amor.

Faz de nós instrumentos da Tua paz:mãos que levantam,vozes que confortam,corações que se abrem.

Rezamos pelas mulheres e crianças vítimas de conflitos,pelos migrantes em fuga, pelos aprisionados pelo medo.Rezamos por aqueles que perderam a esperançae por aqueles que continuam a semear o ódio.

Que nosso jejum se torne solidariedade,nossa oração se torne açãoe nosso silêncio seja uma voz para aqueles que não têm voz.

Maria, Rainha da Paz,intercedei por nós,para quea luz do Evangelho volte a brilhar em todos os cantos da terra.

Amém.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar