5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Relíquia de Carlo Acutis é roubada de paróquia na Argentina

Relíquia roubada da paróquia de São Domingos Sávio, Argentina. | Paróquia de São Domingos Sávio

Uma relíquia do beato Carlo Acutis foi roubada da paróquia de Santo Domingo Sávio, na arquidiocese argentina de Paraná. O pároco busca sua recuperação, enfatizando que ela não tem valor material, mas tem profundo significado espiritual para a comunidade.

O padre Walter Minigutti, pároco, disse à imprensa local que o roubo ocorreu minutos depois do meio-dia da sexta-feira passada, 25 de julho, e foi registrado por câmeras de segurança. Um casal pode ser visto entrando na igreja e roubando uma caixa trancada contendo a relíquia, consagrada em 2021.

"Esse é realmente um dia muito triste para nós, e precisamos que nosso santo retorne à paróquia”, disse o padre Minigutti ao portal de notícias argentino El Once. “Estamos divulgando as imagens das câmeras de segurança, nas quais esse casal pode ser visto".

Uma queixa formal já foi registrada junto às autoridades, e o incidente está sob investigação policial. As imagens das câmeras serão analisadas para identificar os responsáveis pelo furto.

O padre pediu a devolução do relicário.

"Peço a quem levou as relíquias que as devolva”, disse ele. “Elas não têm valor econômico, mas têm grande valor espiritual para a nossa comunidade". É uma relíquia de primeira qualidade, composta por um fio de cabelo e uma unha do futuro santo.

O padre disse ontem (31) à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que "ainda não há notícias" e rezou ao "Senhor e ao beato [Carlo Acutis] para que essa querida relíquia seja devolvida".

Carlo Acutis é uma figura muito significativa para a paróquia, tanto que uma escola secundária está sendo construída em seu nome.

A relíquia foi guardada num local especialmente preparado para sua exposição e veneração, numa caixa de vidro contendo um relicário com a imagem do jovem santo vestido com roupas do cotidiano, honrando sua caracterização como um "santo de jeans e tênis".

“O local foi projetado para que os fiéis pudessem contemplá-lo”, disse o padre Minigutti ao portal de notícias El Once. “Ele é um santo muito contemporâneo, próximo dos jovens, e sua vida transmite uma mensagem poderosa sobre a fé nos dias de hoje”.

Acutis, que morreu aos 15 anos de idade, era um grande devoto da Eucaristia. “Ele ia à missa todos os dias, rezava o terço, fazia adoração eucarística e usava a internet para evangelizar”, diz o pároco. “Ele é um exemplo para a nossa juventude”.

"Isso é muito triste para nós porque é algo muito querido para nós, mas tenho muita fé e confiança nos moradores de Paraná e do bairro Santa Lucía, então, por favor, nos ajudem a recuperar a relíquia", pediu o padre.

Em poucos dias, em 12 de agosto, completará quatro anos desde a entronização da relíquia. Por isso, no dia 12 de cada mês, é celebrada uma missa dedicada ao beato Carlo Acutis, cuja celebração litúrgica ocorre em 12 de outubro, em memória de sua morte.

“Um beato é uma das muitas bênçãos que Deus dá à Igreja, e ter suas relíquias é como ter uma parte de sua história entre nós”, diz o pároco, dizendo também que “seu valor sentimental, religioso e espiritual para a comunidade é incalculável”.

Por fim, ele pediu "reflexão e solidariedade”.

“Se alguém conhece essas pessoas ou encontrar essas relíquias, por favor, traga-as de volta para a paróquia", diz o padre.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar