Jul 28, 2025 / 11:43 am
A caminho de Roma para o Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto, um grupo de portugueses passou por Assis, Itália. Eles visitaram o túmulo do beato Carlo Acutis, no santuário do Despojamento, e rezaram na basílica de São Francisco, em missa celebrada pelo bispo de Setúbal, cardeal Américo Aguiar.
“Não estamos aqui como turistas”, disse na missa celebrada ontem (27) dom Américo, que foi o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
O bispo disse que Deus “tem um sonho, um projeto para cada um” e exortou a que “todos, todos, todos sejam capazes de entender qual é o sonho de Deus, que é o projeto de Deus”.
“Quando nós criamos condições para ouvir, para entender o que é que Deus quer de mim, o que é que Deus quer de nós, qual é esse sonho, qual é esse projeto, nada nos impede de o concretizar”, disse, segundo a Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Dom Américo refletiu sobre a insistência, que significa “fazer a nossa parte”. “Não baixemos os braços da nossa oração, apesar do nosso pecado, apesar da nossa fragilidade, nunca deixarmos de elevar os nossos braços, a nossa oração”.
Ao final da missa, o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), Pedro Carvalho, parabenizou os jovens por participarem do Jubileu, atendendo a um chamado do papa Francisco no encerramento da JMJ em 2023.
“Como ele deve estar feliz por esta juventude de Portugal estar a caminho e ter feito uma paragem aqui em Assis”, disse.
Carvalho também incentivou os participantes a se inspirarem no beato Carlo Acutis, que será canonizado em 7 de setembro. “Sintam-se inspirados por ele, sejam protagonistas e aventurem-se, como disse dom Américo, nos sonhos de Deus”.
Portugueses no Jubileu
Segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Portugal conta com 11.527 jovens inscritos no jubileu, “constituindo uma das maiores delegações internacionais presentes na capital italiana”. Para o departamento, “este forte envolvimento da juventude portuguesa nasce do apelo deixado pelo papa Francisco, no Parque Tejo, durante a JMJ Lisboa 2023, quando desafiou os jovens de todo o mundo a encontrarem-se novamente em 2025, em Roma, para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança”.
Entre a programação do jubileu, os peregrinos portugueses terão um encontro na basílica de São Paulo Fora dos Muros, na quarta-feira (30), das 9h às 11h30.
No sábado (2) à tarde, um jovem português dará seu testemunho sobre espiritualidade e oração antes da vigília, em Tor Vergara.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar