5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

FBI investiga incidente de vandalismo em igreja nos EUA

Propriedade da igreja de Santa Isabel da Hungria vandalizada em Pleasant Hills, Pensilvânia, EUA, na diocese de Pittsburgh, no último domingo (19). | Cortesia da Diocese de Pittsburgh

Agentes federais estão investigando um incidente de vandalismo numa igreja na diocese de Pittsburgh, EUA, segundo o bispo de Pittsburgh, Mark Eckman.

Eckman disse no último sábado (19) que a igreja de Santa Isabel da Hungria em Pleasant Hills, Pensilvânia, havia sido profanada com “mensagens anticatólicas e antissemitas”.

O vandalismo “feriu não só as pessoas dessa paróquia, mas todos os membros da nossa família diocesana”, disse o bispo. “Esse lugar sagrado, destinado à oração, à comunidade e à presença misericordiosa de Deus, foi violado de um modo profundamente doloroso”.

Agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI) estão liderando o inquérito sobre o incidente, disse o bispo.

Na última segunda-feira (21), a diocese divulgou fotos do vandalismo "com a esperança de que isso leve alguém da comunidade a apresentar informações que possam ajudar os investigadores a identificar os responsáveis".

Estátua de Nossa Senhora na igreja de Santa Isabel da Hungria vandalizada em Pleasant Hills, Pensilvânia, na diocese de Pittsburgh, EUA, no último domingo (19). Cortesia da diocese de Pittsburgh

As imagens mostram uma estátua de Nossa Senhora pintada com tinta spray, além de uma porta marcada com grafite e uma parede marcada com palavrões e uma suástica.

A diocese está “de coração partido por este ato odioso”, disse Eckman na última segunda-feira, dizendo também que estava pedindo aos fiéis que rezem “por conforto e paz”.

Bradford Arick, porta-voz do escritório de campo do FBI em Pittsburgh, confirmou ontem (22) à CNA que a agência "foi informada do vandalismo relatado e está investigando".

O grupo conservador Family Research Council disse num relatório no ano passado que o vandalismo contra locais de culto, especialmente igrejas católicas, aumentou significativamente nos EUA desde 2018.

Arielle Del Turco, diretora do Centro para a Liberdade Religiosa do grupo, disse no ano passado que "nossa cultura está demonstrando um crescente desdém pelo cristianismo e pelas crenças cristãs fundamentais, e atos de hostilidade contra igrejas podem ser uma manifestação física disso".

Propriedade da igreja de Santa Isabel da Hungria vandalizada em Pleasant Hills, Pensilvânia, na diocese de Pittsburgh, EUA, no último domingo (19). Cortesia da diocese de Pittsburgh

Muitos desses atos de violência parecem ter sido uma resposta à revogação pela Suprema Corte dos EUA em 2022 da decisão judicial Roe x Wade, que liberou o aborto no país em 1973. Isso permitiu que o aborto fosse regulamentado pelos Estados nos EUA pela primeira vez em décadas.

Marco Rubio, então senador da Flórida pelo Partido Republicano, exigiu no ano passado que o então presidente dos EUA, Joe Biden, protegesse as igrejas católicas do país do "crescente número de ataques" que sofreram depois da revogação de Roe x Wade.

Uma igreja católica em Wichita, Kansas, foi vandalizada em março, com danos a estátuas e pichações de ódio. O presidente Donald Trump, na época, descreveu o incidente como "terrível" e prometeu que o governo "investigaria".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar