Jul 23, 2025 / 13:04 pm
Há anos o Peru se tornou um destino gastronômico mundial. Os restaurantes Central e Maido encabeçaram a lista do prêmio 50 Melhores Restaurantes do mundo em 2023 e 2025, respectivamente. O papa Leão XIV pôde desfrutar dessa tradição culinária quando era bispo de Chiclayo, no norte do país, e tem seus pratos peruanos preferidos.
O bispo Robert Prevost, atual papa Leão XIV, foi administrador Apostólico e bispo de Chiclayo de 2014 a 2023. Lá ele costumava comer no restaurante Las Américas, ao lado da catedral de Santa Maria.
Rodrigo Couto, gerente do restaurante fundado por seus avós e neto de uma adoradora do Santíssimo Sacramento, disse à EWTN News que costumava servir o então bispo Prevost.
“Temos fotos do bispo com minha avó” e, por causa “dessa familiaridade”, o papa “vinha ao restaurante aqui”, diz Couto.
Eram três os pratos que o Leão XIV comia: chicharrón de frango, cabrito combinado e porco frito. Os dois últimos são pratos tradicionais da região.
“Chicharrón de frango é um prato criado pelo meu avô, don Augusto Vázquez Torres, fundador deste restaurante”, diz Couto. É frango frito empanado em pedaços, batatas e salada, “mas o que o diferencia é essa coisa verde — é o creme de huacatay [erva andina peruana], que é um creme secreto e picante que dá o toque especial, o toque de sabor”.
O gerente diz também que o cabrito combinado tem esse nome por causa da combinação de arroz e feijão que acompanha as "iscas de cabrito", que são "marinadas com chicha de jora [milho local], característica de Chiclayo, e especialmente com a [abóbora] loche que lhe dá um sabor característico. Em outro lugar não se acha outro cabrito como o lambayecano ", isto é, de Lambayeque, região onde fica Chiclayo.
Sobre a carne de porco frita, Rodrigo Couto diz que ela também pode ser encontrada em Piura, Trujillo e vários outros lugares do Peru, mas o preparo e a apresentação são diferentes. “Aqui em Lambayeque, comemos com mandioca, camote [uma batata-doce peruana] e molho”, diz ele.
Comida com fé, com benção
Couto diz que Prevost às vezes lhe dizia: "Filho, [siga em frente], sempre olhando para a frente, no caminho do bem”.
“Ele sempre me abençoou e aos clientes que nos procuraram", diz o gerente.
Lucrecia, frequentadora assídua do restaurante Las Américas e membro do caminho neocatecumenal, diz: “Sempre lembramos dele. Quando fazíamos nossas vigílias, ele as acompanhava, sempre com muito amor e carinho”.
“Ele nos tratava com muita bondade”, diz ela. “Ele nos amava muito”.
"E é uma grande bênção que o Senhor nos deu”, conclui Lucrecia. “Estamos muito felizes, muito satisfeitos por tê-lo como papa".
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar