5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

‘Vim dizer que estamos com vocês’, diz arcebispo de Brasília em santuário mariano da Ucrânia

Cardeal Paulo Cezar Costa no santuário mariano de Berdychiv, na Ucrânia | Instagram/Arquidiocese de Brasília

“Vim dizer que estamos com vocês”, disse o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa aos ucranianos ontem (20), em missa no santuário nacional de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Ucrânia, em Berdychiv, na Ucrânia. “Estou no meio de vós como peregrino deste santuário. Venho do Brasil, um país católico, que tem uma Igreja viva e muito participativa”, disse dom Paulo Cezar. “Vim manifestar minha proximidade para convosco nesses tempos difíceis.

A Ucrânia foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022. Desde então, as forças armadas russas controlam cerca de 20% do território ucraniano e os combates continuam. Cerca de 8 milhões dos 42 milhões de ucranianos deixaram o país desde o início do conflito e outros 8 milhões foram deslocados de suas casas.  

“Nós nos sentimos também impotentes diante das destruições e os horrores da guerra”, disse o arcebispo de Brasília. “Mas quero que sintais a proximidade, as orações, a solidariedade da Igreja de Brasília, minha arquidiocese e de tantas outras partes do mundo”, disse o cardeal.

A missa celebrada por dom Paulo Cezar foi parte da peregrinação anual ao santuário mariano de Berdychiv, “o evento eclesial mais importante e a maior peregrinação no mês de julho” da Ucrânia, segundo o bispo de Lutsk, dom Vitalij Skomarovsky, presidente da Conferência Episcopal Ucraniana, que convidou o cardeal brasileiro para celebrar essa missa.

“Peregrinamos até este santuário mariano para nos encontrarmos com a Mãe de Jesus e nossa Mãe”, disse o cardeal Paulo Costa em sua homilia destacando que é no santuário da padroeira da Ucrânia onde todos podem “experimentar uma presença materna e consoladora da Mãe de Jesus”, porque Maria “é mãe e jamais abandona seus filhos e filhas” e “diante dela, nos sentimos acolhidos no peso da vida, nas nossas dores, sofrimentos e sonhos”.

O arcebispo de Brasília ainda destacou que “a imagem do peregrino relembra para nós” que “a vida cristã é uma peregrinação e que neste caminhar precisamos de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: O encontro com o Senhor”.

“É Ele o grande sentido da nossa esperança”, frisou. “Só Ele pode alimentar a nossa esperança, mesmo quando as condições são desfavoráveis. Foi assim em tantos momentos da história. Talvez seja esta a vossa situação agora, mas a presença do seu Espírito em nós nos faz homens de esperança. Quem tem fé, tem esperança”, enfatizou Costa.

Dom Paulo Cezar Costa viajou para a Ucrânia no dia 14 de julho e ficará até 24 de julho, onde cumprirá “os demais compromissos pastorais e diplomáticos programados” no país, segundo a arquidiocese de Brasília. 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar