5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV torce por partida de futebol em prol de crianças de feridas em guerras

Leonardo Donno e Moreno il Biondo na partida de futebol beneficente "Partita del Cuore" ontem (15) em L'Aquila, Itália. | Antonio Masiello/Getty Images

O papa Leão XIV incentivou o encontro e a unidade em mensagem aos jogadores e espectadores de uma partida de futebol para apoiar crianças doentes e feridas em zonas de guerra.

“Ainda é possível — sempre é possível — encontrar-nos, mesmo em tempos de divisões, bombas e guerras”, disse o papa num vídeo exibido em partida ontem (15) em L'Aquila, cidade na região italiana de Abruzzo.

Um time de músicos derrotou um time de políticos italianos por 8 a 6 no amistoso Partita del Cuore (Partida do Coração).

A 34ª edição do evento arrecadou fundos para que crianças gravemente doentes ou feridas de países pobres e afetados pela guerra recebam tratamento gratuito num dos principais hospitais infantis da Europa, o Bambino Gesù, propriedade da Santa Sé. O projeto também tem apoio da instituição de caridade católica Cáritas Itália.

Em sua mensagem, transmitida diante do estádio Gran Sasso d'Italia, que estava lotado, e dois milhões de telespectadores, Leão XIV ressaltou a importância de desafiar as divisões ao se unir para contribuir com uma boa causa.

“O esporte — quando bem vivenciado pelos que o praticam e por aqueles que os incentivam — tem essa grande coisa: transforma o confronto em encontro, a divisão em inclusão, a solidão em comunidade”, disse o papa.

Tiziano Onesti, presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que o hospital está “sempre na linha de frente” do apoio a crianças necessitadas.

“Acolhemos muitas crianças que vêm de todo o mundo”, disse Onesti. “Especialmente aquelas com doenças complexas, como leucemia, ou ferimentos graves e mutilações causadas por bombardeios”.

Enquanto as crianças — algumas das quais vêm da Ucrânia e da faixa de Gaza — estão hospitalizadas, suas famílias "são acolhidas nesses centros de acolhimento, nos quais não gastam nenhum centavo, não pagam nada. O hospital cobre todas as despesas", disse Onesti.

Em sua mensagem, Leão XIV disse que a partida beneficente o lembrou de outra famosa partida de futebol, disputada espontaneamente na trégua de Natal de dezembro de 1914 entre soldados franceses, britânicos e alemães, perto de Ypres, na Bélgica.

O papa também destacou os políticos que participam do jogo, dizendo que isso demonstra que “a política pode unir em vez de dividir, se não se contentar com a propaganda que se alimenta da criação de inimigos, mas se empenhar na difícil e necessária arte do diálogo, que busca o bem comum”.

“Nesse caso, match significa encontro”, disse Leão XIV, brincando com o duplo sentido da palavra que, em inglês, significa “partida” ou “combinação” como usada nos apps de namoro. “Um encontro onde até os adversários encontram uma causa que os une”.

Entre os jogadores da equipe vencedora de “cantores” estavam alguns dos artistas mais populares da Itália nos gêneros rap, hip-hop, pop e rock.

Matteo Renzi, senador e ex-primeiro-ministro da Itália, jogou na seleção de políticos ao lado de outros políticos nacionais. Três membros do governo da Itália também participaram: os ministros da Economia e Finanças, da Agricultura e da Cultura.

“O clima era obviamente, antes de tudo, festivo, divertido, um momento de encontro entre opositores, políticos e cantores”, disse Onesti. “Mas também na esfera política, havia pessoas de todos os lados, tanto de direita quanto de esquerda”.

O Bambino Gesù, fundado por uma família rica em Roma em 1869, foi o primeiro hospital pediátrico da Itália. O hospital tornou-se propriedade da Santa Sé em 1924. Hoje, o "hospital do papa" é um centro de pesquisa e hospital de renome mundial, especializado em medicina pediátrica.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar