5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Patriarca ortodoxo saúda participantes de navegação em veleiro pelo Mediterrâneo

Imagem da tripulação do Bel Espoire. | Bel Espoire.

O patriarca ortodoxo ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu, recebeu no último domingo (6) participantes da iniciativa Med25 - Bel Espoir (Bela Esperança), liderada pelo arcebispo de Marselha, França, cardeal Jean-Marc Aveline.

O encontro no Fanar, sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, em Istambul, Turquia, seguiu-se a uma divina liturgia celebrada na catedral ortodoxa de São Jorge e reuniu peregrinos de várias regiões do mar Mediterrâneo.

Bartolomeu falou sobre os marcos do diálogo entre a Igreja ortodoxa e a Igreja Católica Apostólica Romana, desde o histórico encontro entre o patriarca Atenágoras e o papa são Paulo VI em Jerusalém, em 1964, até os gestos de unidade com são João Paulo II, Bento XVI, Francisco e, mais recentemente, com o papa Leão XIV, segundo Vatican News, serviço de informações da Santa Sé.

“O futuro do cristianismo neste mundo fragmentado”, disse Bartolomeu, “depende da nossa capacidade de caminhar, testemunhar e servir juntos”.

"Eles vêm das margens do Mediterrâneo, um mar de luz, mas também de lágrimas", disse o líder ortodoxo aos jovens de diferentes países, religiões e línguas, que navegam pelo Mediterrâneo desde 1º de março.

“Navegaram por onde tantos homens e mulheres pereceram, na esperança de um futuro melhor”, disse também o patriarca. “Nesse mar interior da nossa humanidade, escreve-se hoje um novo capítulo no diálogo entre os povos, entre as religiões e entre as gerações”.

O patriarca também enfatizou que o diálogo não é um luxo reservado aos teólogos, mas um mandato essencial do Evangelho.

“Não tenham medo do próximo”, disse Bartolomeu. “Mesmo que ele reze de forma diferente, mesmo que ele entenda Deus de forma diferente, porque uma centelha divina habita em cada pessoa”.

“Num mundo cheio de tensão, marcado por tantos conflitos — na Ucrânia, na Terra Santa, no Oriente Médio, na África — seu testemunho como jovens cristãos é ainda mais valioso”, disse também o patriarca.

Ele também falou com particular emoção sobre a visita conjunta à ilha de Lesbos feita em 2016 pelo papa Francisco e pelo arcebispo ortodoxo de Atenas, Jerônimo II.

"Naquele dia, declaramos que, como líderes de nossas respectivas Igrejas, estamos unidos em nosso desejo de paz e nossa preocupação em promover a resolução de conflitos por meio do diálogo e da reconciliação".

A iniciativa Bel Espoir (Bela Esperança) faz parte do itinerário Med25, promovido pela arquidiocese de Marselha e coordenado pelas associações Mar Yam e Bel Espoir (Amigos de Jeudi Dimanche). A bordo do veleiro, cerca de 200 jovens entre 20 e 35 anos de idade, de diferentes culturas e religiões, navegarão pelos portos do Mediterrâneo por oito meses; de Barcelona, Espanha, a Marselha, França; com escalas em cerca de 30 cidades costeiras.

O projeto é inspirado nos Encontros do Mediterrâneo organizados pela Igreja em cidades como Bari, Itália (2020); Florença, Itália (2022); Marselha, França (2023) e Tirana, Albânia (2024); e responde diretamente ao apelo do papa Francisco para construir a paz na região. Cada parada tem sessões de treinamento sobre cultura de paz, festivais, conferências e encontros inter-religiosos.

Istambul, um ponto de encontro e um lugar de esperança

Na estadia em Istambul, os jovens participaram de uma mesa redonda sobre ecologia integral e visitaram locais de especial significado espiritual e cultural, como a igreja de São Salvador em Chora; o mosteiro dominicano – onde foram recebidos pelo padre Claudio Monge –, a catedral católica Armênia e a mesquita de Solimão, o Magnífico. Eles também participaram de uma missa na catedral Armênia, celebrada pelo cardeal Aveline.

Hoje (10), eles retomaram a navegação em direção à Grécia, levando consigo a mensagem de fraternidade e comprometimento que inspira sua jornada.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar