5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Basílica de Juazeiro divulga programação da romaria de 91 anos da morte de padre Cícero

Romeira reza no túmulo de padre Cícero Romão Batista | Facebook Mãe das Dores Juazeiro

A basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE), divulgou a programação da romaria de 91 anos da morte do servo de Deus padre Cícero Romão Batista, que acontece de 17 a 20 de julho. Neste ano, a romaria tem como lema “A minha esperança está em ti”, retirado do Salmo 39 e em sintonia com o Jubileu da Esperança vivido por toda a Igreja.

“A passagem bíblica está em consonância com o Ano da Esperança, mas também com a fé cristã que afirma: ‘para os que creem em Deus, a vida não é tirada, mas transformada’”, disse o reitor da basílica, padre Cícero José da Silva. “É essa certeza que o povo expressa ao cantar que o 'Padim’ não morreu, apenas se mudou para o céu”, acrescentou.

A programação da romaria terá missas, terços e adoração ao Santíssimo Sacramento, e atividades culturais, como quermesses com comidas típicas e apresentações musicais com artistas da região.

De 17 a 19 de julho, haverá missas na basílica às 6h, 9h, 12h e 19h, terço da misericórdia às 15h, terço mariano às 18h. Na Capela do Socorro, onde estão os restos mortais de padre Cícero, haverá missas às 7h, 10h, 16h e 18h e ofício das almas às 12h. No dia 18 de julho, haverá adoração ao Saníssimo Sacramento na basílica às 15h. Nesses dias, também terá a quermesse a partir das 20h.

No dia 20 de julho, data da morte de padre Cícero, serão celebradas missas na basílica às 9h, 12h, 16 e 19h e terá o terço mariano às 18h. Na Capela do Socorro, será celebrada missa em sufrágio da alma de padre Cícero às 6h e missas às 10h, 12h, 16h e 18h.

Segundo a basílica de Juazeiro, são esperados “milhares de fiéis durante a tradicional romaria de julho”. Um dos principais pontos de visitação dos romeiros é a Capela do Socorro.

A romaria da morte de padre Cícero é uma das cinco que atrai milhares de fiéis a Juazeiro no ano. Há ainda a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, entre 1º e 15 de setembro; a Romaria de Finados, de 29 de outubro a 2 de novembro; o Ciclo Natalino, de 20 de dezembro a 6 de janeiro; e a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Incialmente, essas romarias eram denominadas “Ciclo de Romarias”. Mas, desde março deste ano, foi adotada a nomenclatura “Romarias Permanentes”, pois, segundo a basílica, “as peregrinações a Juazeiro do Norte têm se tornando frequentes em todos os períodos do ano e não apenas na temporada de seis meses do segundo semestre”.

Padre Cícero

O servo de Deus Padre Cícero Romão Batista ou Padim Ciço como é conhecido e chamado por seus devotos, nasceu em 1844, em Crato (CE). Foi ordenado padre em 1870 na capital cearense. Dois anos depois foi para a região de Juazeiro do Norte.

Um possível milagre ocorrido em 1889 transformou a vida do religioso e da cidade. Na capela de Nossa Senhora das Dores, a hóstia sangrou na boca de uma fiel. A notícia logo espalhou e o fato teria se repetido em público várias vezes. Juazeiro passou a receber peregrinos de vários lugares desde então.

Em 1894 padre Cícero foi punido com a suspensão da ordem, acusado de manipulação da crença popular pela Santa Sé. Proibido de celebrar missa e inconformado com a situação, o padre foi ao Vaticano, em 1898, pedir revogação da pena ao papa Leão XIII. Saiu de lá com a vitória, mas o bispo não aceitou e pediu revisão do resultado.

Em 1911, o distrito de Juazeiro foi elevado a município e o padre Cícero foi nomeado prefeito, realizando diversas benfeitorias.

Padre Cícero morreu em 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, local que até hoje celebra seus feitos e obras.

Depois de um trabalho de revisão histórica sobre a causa de padre Cícero feito pela diocese de Crato, em 2014, a Santa Sé o reconciliou com a Igreja Católica. Em agosto de 2022, a Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação, que aconteceu em 30 de novembro daquele ano.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar