Jul 7, 2025 / 13:57 pm
“Ser peregrino, peregrina de esperança na Igreja não é fanatismo ou proselitismo, não! Também não significa trabalhar para conquistar adeptos, não”, disse ontem (6) o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na missa solene da Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).
Para o presidente da CNBB, ser peregrino da esperança “significa compartilhar a própria existência de fé vivida em comunidade com os demais”. Também “é expressão, é brilho, eu diria, de uma experiência pessoal de encontro com a pessoa de Jesus”, disse dom Jaime, acrescentando que é “oferecer a quem nós encontramos uma verdade: o Pai Eterno é misericórdia; é amor”
“Ele nos quer, nos ama, nos ama, todos, todos, todos, como filhos e filhas por Ele enviados, como peregrinos de esperança, pelos caminhos da vida”, disse.
Em sua homilia, o cardeal Spengler refletiu sobre o tema deste ano da romaria, “Pai Eterno, enviai-nos como Peregrinos de Esperança”, que faz referência ao Jubileu da Esperança que a Igreja vive neste ano.
Ao se referir ao Evangelho do dia (Lc 10,1-12.17-20), que narra o episódio em que Jesus enviou os discípulos dois a dois e os recomendou a dizer ao entrarem nas casas “a paz esteja nesta casa”, dom Jaime disse que “para entrar na casa de outro, e de outra família, se pede licença, para entrar na casa do outro, precisamos deixar a nossa casa, os nossos costumes, hábitos, manias, talvez o nosso modo de pensar”. “Quem acolhe, acolhe a pessoa, não por aquilo que tem, mas por aquilo que é, e é irmão, é irmã, é filho, é filha do Pai amado”, disse.
“Os peregrinos de esperança vão pelo mundo com alegria, com brilho nos olhos, simplicidade, abertura de mente e coração para compartilhar a misericórdia, e o amor do Pai”, disse.
Para o arcebispo de Porto Alegre, o Pai Eterno “ama esse mundo, obra de suas mãos” e “nós estamos no mundo, vivemos no mundo, mas somos convidados a não nos tornarmos mundanos”. “Somos peregrinos de esperança, e de uma esperança que não é sinônimo de otimismo ou uma espécie de autoajuda, não”, disse. Para ele, “a esperança da qual somos peregrinos e testemunhamos aponta para o alto, para o Pai, para o Reino”.
“Hoje viemos aqui, de tantos lugares, de tantas cidades, de vários estados do nosso Brasil, e aqui, rezando, reconhecemos e agradecemos o dom da vida”, disse dom Jaime. “Ao mesmo tempo, pedimos a graça necessária para ser no mundo sal, luz e fermento, uma disposição ao desejo de colaborar para deixar o nosso mundo, nossas cidades, os nossos estados, nosso Brasil um pouco melhor para as futuras gerações, os filhos, os netos”, acrescentou.
Dez dias de festa e milhões de devotos
A Romaria do Divino Pai Eterno começou no dia 27 de junho e terminou ontem (6). Foram dez dias de festa, com centenas de missas, novenas, procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.
Segundo a prefeitura de Trindade, somente no primeiro final de semana, 2,5 milhões de devotos passaram pela cidade, que é conhecida como Capital da Fé. Os dados finais dos dez dias de romaria serão divulgados hoje (7).
Neste ano, a romaria celebrou os 185 anos da devoção ao Pai Eterno e ficou marcada pela chegada e inauguração do sino Vox Patris, o maior sino que badala do mundo. O sino, que veio da Polônia para Trindade, badalou pela primeira vez na véspera do início da romaria, no dia 26 de junho, depois de ser abençoado.
Na missa solene de ontem, os Correios anunciaram o lançamento de um selo personalizado e de um carimbo comemorativo alusivos à chegada do Sino Vox Patris ao Santuário do Divino Pai Eterno.
Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, informou que a chegada do sino Vox Patris a Trindade passa a integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. “A data do dia 1º de junho foi oficialmente incluída após aprovação da proposta em duas votações na Assembleia Legislativa, com o objetivo de reconhecer e preservar, de forma permanente, o valor religioso e espiritual desse marco para os devotos do Divino Pai Eterno”, disse o deputado.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar