5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Arquidiocese de Natal alerta sobre vídeo falso que simula a fala de dom João Cardoso

Dom João Santos Cardoso | Facebook/Arquidiocese de Natal

A arquidiocese de Natal (RN) emitiu um alerta ontem (3) de que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens um vídeo falso produzido por meio de Inteligência Artificial (IA) em que o arcebispo de Natal, dom João Santos Cardoso, pede ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

Este tipo de golpe tem sido recorrente desde maio. Os golpistas já usaram as imagens do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, do arcebispo de Salvador, cardeal Sergio da Rocha, do arcebispo de Vitória da Conquista, dom Vítor Agnaldo de Menezes e do arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado.

Segundo a arquidiocese de Natal, o vídeo “não foi gravado nem autorizado por dom João Cardoso ou por qualquer organismo oficial da arquidiocese” e orientou os fiéis pedindo “que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo” e “que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso” porque “este é um ato criminoso e perverso, pois engana e manipula a boa-fé das pessoas valendo-se do tema da dor e do sofrimento alheio”.

“Reforçamos que todas as ações oficiais da arquidiocese, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do nosso site oficial e pelas redes institucionais da arquidiocese”, ressaltou a arquidiocese solicitando a todos que tiverem “qualquer dúvida, consultem sempre os canais oficiais e comuniquem imediatamente à assessoria de comunicação” da arquidiocese de natal sobre “quaisquer situações suspeitas, enviando e-mail para pascom@arquidiocesedenatal.org.br”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar