Jun 26, 2025 / 10:42 am
A arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) realiza de 3 a 6 de julho seu Círio de Nazaré, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, vinda de Belém (RJ). A programação inclui visita a paróquias, capelas, colégios, hospitais e outras instituições, além de um mini círio no sábado (5).
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará. Acontece no segundo domingo de outubro, com a participação de mais de 2 milhões de pessoas, que percorrem 3,6 km, seguindo a berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora. É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
No Rio de Janeiro, o Círio de Nazaré acontece desde 2009 e foi idealizado pelo arcebispo, cardeal Orani Tempesta, que foi arcebispo de Belém (PA) por quatro anos, antes de ser transferido para a capital fluminense.
“O Círio de Nazaré é uma manifestação de fé do povo, que busca, por meio da intercessão de Maria, se aproximar ainda mais de Deus”, disse ao site da arquidiocese o vigário episcopal do vicariato de pastoral, cônego Cláudio dos Santos. Trata-se, acrescentou, de “um momento forte de evangelização, que leva a imagem da Mãe de Deus às ruas, becos, comunidades e morros, alcançando aqueles que mais precisam de esperança e consolo”.
Para o cônego Cláudio, este é “um gesto missionário, no qual, ao levar Maria, leva-se também Jesus, seu Filho”. “A missão consiste em ir ao encontro do próximo, levando conforto, oração e esperança, tocando profundamente os corações”, disse.
Neste ano, o Círio de Nazaré no Rio de Janeiro tem como tema “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”, em referência à encíclica Laudato si’, do papa Francisco, que completa dez anos, e à a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro em Belém.
Para o cônego Cláudio, este tema “nos convida a pedir sua intercessão por um mundo diferente”. “Maria, a mulher vestida de sol, vive, com Jesus, completamente transfigurada, e todas as criaturas cantam a sua beleza”, disse, ao acrescentar que, “no seu corpo glorificado, juntamente com Cristo ressuscitado, parte da criação alcançou toda a plenitude da sua beleza”.
Programação do Círio de Nazaré no Rio de Janeiro
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegará ao Rio de Janeiro no dia 3 de julho e será acolhida, às 8h30, no Terceiro Comando Aéreo Regional (III Comar), órgão da Força Aérea Brasileira, onde será celebrada missa às 9h.
Ainda no dia 3, às 12h, haverá missa na capela Nossa Senhora de Nazaré, no Shopping Bangu. Às 15h, a imagem visita a capela Nossa Senhora de Nazaré, em Barata; às 17h, visita a capela Nossa Senhora de Nazaré, em Camorim. Às 19h, será celebrada missa na paróquia São João Batista, no Anil.
No dia 4 de julho, a imagem visitará o Colégio São Paulo Apóstolo, em Copacabana, e, às 10h, o Educandário Nossa Senhora de Nazaré, no Catumbi. Às 11h30, irá ao Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão. Também visitará a paróquia Jesus de Nazaré, na Maré, às 14h, e o Hospital Geral de Bonsucesso, em Bonsucesso, às 16h. Às 19h, será celebrada missa na paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, em Bento Ribeiro.
Em 5 de julho, a imagem estará a partir das 8h na oração do terço, no Encontro do Apostolado da Oração, a paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Praça Seca. Às 9h, haverá missa na mesma paróquia, transmitida pela Rede Vida. Às 11h, visita à paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo.
Ainda no dia 5, acontecerá o mini Círio, com concentração às 15h, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e missa na paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari. O dia termina com missa e vigília na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta, às 19h.
No dia 6 de julho, será celebrada missa no santuário basílica de São Sebastião, na Tijuca, às 8h30, e missa na paróquia São Tiago de Inhaúma, às 10h30.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar