5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Missa da Misericórdia em Teresina torna-se Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí

Celebração dos 15 anos da Missa da Misericórdia em 23 de outubro de 2024, na praça da igreja São Cristóvão, no bairro Morada do Sol (PI) | Equipe de comunicação Missa da Misericórdia

A Missa da Misericórdia em Teresina (PI) agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí. A celebração foi incluída no calendário oficial de eventos do Estado pelo governador do Piauí, Rafael Tajra Fonteles (PT) na sexta-feira, 20 de junho.

“Declarar a Missa da Misericórdia como patrimônio cultural imaterial é uma forma de reconhecer e valorizar a identidade cultural do povo piauiense”, disse a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas-PI), que propôs a medida.

Para a deputada, a celebração ganhou “uma dimensão que envolveu fiéis de todos os cantos de Teresina e até de outras cidades, Estados e países”.

A Missa da Misericórdia foi idealizada pelo padre Nilton Pereira dos Santos em 22 de outubro de 2010, na Igreja Santíssima Trindade, no bairro Primavera (PI). Atualmente, ela é realizada na paróquia São Paulo, no bairro Bom Jesus (PI).

“São mais de 15 anos transformando vidas, fortalecendo a fé de milhares de fiéis presentes e online” nas redes sociais do padre e pelo YouTube, no canal “TV MISERICÓRDIA Pe. Nilton”, com “muitos testemunhos de milagres relatados pelas pessoas, mas para o padre Nilton e toda equipe da Missa da Misericórdia, o maior milagre é a mudança de vida (início de uma conversão)”, disse o assessor de comunicação do padre Nilton, Nei Costa à ACI Digital.

Costa explicou que a Missa da Misericórdia “é uma missa votiva a Divina Misericórdia”, em que o padre Nilton “colocou um momento maior para o ato penitencial, onde os fiéis se entregam e buscam diante da cruz, uma conexão com Deus” e “no final da celebração”, há “um encontro especial com o Cristo, presente na Eucaristia”, onde o padre passa no meio do povo “com o Santíssimo”.

“Ali abrimos nosso coração e permitimos que Deus possa agir na nossa vida. Quando Santíssimo passa, apenas tomamos posse da graça pedida”, disse o assessor ressaltando que toda a missa é conduzida “com muito louvor e mensagens que tocam o coração das pessoas”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar