5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Na contramão do Censo 2022, santuário em Curitiba têm aumento expressivo de católicos, diz reitor

Fiéis do santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR) | João Esser/SNSPS

Na contramão do Censo 2022 que mostra queda no número de católicos no Brasil de 64,6% para 56,75% da população, o santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR) registou “um aumento expressivo” de fiéis “nas missas e novenas do santuário desde o ano passado”, disse o reitor do santuário, o padre redentorista Joaquim Parron.

“Temos testemunhado um aumento expressivo na participação dos fiéis nas missas, novenas e atividades pastorais do santuário”, disse o sacerdote à ACI Digital. “Todas as novenas, bem como as liturgias dominicais estão sempre lotados”.

Os católicos ainda são maioria absoluta no Paraná e em Curitiba, mas em queda. Segundo o Censo 2022 divulgado na semana passada, os católicos no Paraná em 2010 eram 69,6%%. Agora são 62,85%. Os evangélicos eram 22,2% em 2010, e agora são 26,06%. Os que se declaram sem religião em 2010 eram 4,6%, número que cresceu para 6,03% em 2022.  Em Curitiba, o número de católicos em 2010 era de 62,12%, e em 2022 foi para 55,46%. O número de evangélicos em 2010, era 24,24%, em 2022 passou para 25,52%. Os sem religião em 2010 eram 6,76%, e em 2022 cresceu para 9,96%. 

Mesmo assim, o santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro localizado no bairro Alto da Glória, em Curitiba recebe “mais de 35 mil pessoas” semanalmente nas quartas-feiras, “quando são realizadas 17 novenas ao longo do dia”, segundo a assessoria do santuário. E aos domingos, “as celebrações também atraem um número crescente de fiéis, com mais de 10 mil participantes nas missas dominicais”.

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba. Bruno Fabiano/SNSPS

O padre Joaquim Parron disse à ACI Digital que “esse crescimento se reflete também nos sacramentos”.

“Atualmente, temos uma média anual de 80 adultos no processo de catecumenato, sendo a maioria composta por pessoas provenientes de igrejas evangélicas. Na catequese infantil, mais de 200 crianças participam ativamente da formação”, contou o reitor.

O redentorista aponta o “melhor uso das mídias sociais e dos meios de comunicação, com o apoio da assessoria de imprensa” como um fator do crescimento da frequência ao santuário. Isso “tem contribuído significativamente para ampliar o alcance da mensagem evangelizadora do santuário para além dos muros da Igreja, alcançando também aqueles que estão afastados ou em busca de um reencontro com a fé”.

O segundo fator é o “fortalecimento dos grupos de reflexão nas casas das famílias, organizados por setores”. Uma ação “que tem aproximado mais pessoas da vida comunitária”, disse Parron.

Por fim, o “atendimento constante de confissões, com a presença diária de sacerdotes disponíveis para acolher os fiéis em busca do Sacramento da Reconciliação” e “o acolhimento pastoral contínuo e a proposta de espiritualidade missionária redentorista tocam o coração de jovens, famílias e fiéis de diferentes realidades”.

O santuário agora se prepara para receber mais de 100 mil pessoas durante os dez dias da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do santuário, entre os dias 18 a 27 de junho. Haverá novenas, missas, procissão, um bolo comemorativo de 65 metros de comprimento e uma campanha de arrecadação de alimentos.

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar