5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Leão XIV fala por telefone com Putin

Papa Leão XIV celebra missa na praça de São Pedro, no Vaticano, em 1º de junho de 2025, pelo Jubileu das Famílias, das Crianças, dos Avós e dos Idosos. | Daniel Ibáñez/EWTN

O papa Leão XIV falou ontem (4) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, numa ligação telefônica.

“O papa fez um apelo para que a Rússia faça um gesto que promova a paz, enfatizou a importância do diálogo para estabelecer contatos positivos entre as partes e buscar soluções para o conflito”, disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Bruni disse à imprensa que o papa falou com Putin sobre a situação humanitária na Ucrânia e defendeu a facilitação da ajuda às áreas afetadas.

Leão XIV e Putin também conversaram sobre os esforços do arcebispo de Bolonha, Itália, cardeal Matteo Maria Zuppi, enviado de paz da Santa Sé, para facilitar as trocas de prisioneiros.

“O papa Leão se referiu ao patriarca Kirill, agradecendo pelos votos recebidos no início de seu pontificado e enfatizou como os valores cristãos comuns podem ser uma luz que ajuda a buscar a paz, defender a vida e buscar a verdadeira liberdade religiosa”, disse também Bruni.

“Gratidão foi expressa ao papa por sua prontidão em ajudar a resolver a crise, em particular pela participação da Santa Sé na resolução de questões humanitárias difíceis de forma despolitizada”, disse o Kremlin depois da ligação, segundo a agência de notícias Reuters.

O Kremlin disse também que Putin enfatizou sua crença ao papa "de que o regime de Kiev está apostando na escalada do conflito e está fazendo sabotagens contra instalações de infraestrutura civil em território russo".

Leão XIV fez seu primeiro telefonema para o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em 12 de maio.

Na época, Zelensky divulgou uma foto na rede social X que o mostararia conversando por telefone com o papa. Depois de expressar gratidão a Leão XIV "por seu apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo", Zelensky disse que ele e o papa conversaram especificamente sobre a situação de milhares de crianças deportadas pela Rússia.

“A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-los de volta para suas famílias”, disse também Zelensky.

O presidente da Ucrânia disse que convidou o papa “a fazer uma visita apostólica à Ucrânia”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar