Apr 22, 2025 / 13:14 pm
Francisco foi um “homem extraordinário que marcou a história da Igreja no presente e haverá de continuar por um bom tempo ainda marcando”, disse o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jaime cardeal Spengler, hoje (22), em vídeo gravado no aeroporto antes de embarcar para Roma para participar do funeral do papa Francisco e do conclave que elegerá o novo papa.
Dom Jaime foi o último brasileiro criado cardeal pelo papa Francisco, em dezembro de 2024, e é um dos sete cardeais do Brasil aptos a se tornar papa no próximo conclave.
No vídeo publicado hoje pela arquidiocese de Porto Alegre, ele pediu orações de agradecimento pela vida do papa e orações pelos cardeais eleitores que “tem a missão e a responsabilidade de escolher um sucessor”.
Segundo dom Jaime, os cardeais eleitores devem estar “atentos ao Espírito de Deus e aos sinais dos tempos”. O papa a ser eleito tem um “grande papel geopolítico” e precisa ser uma pessoa “gabaritada, apta para esse serviço tão bonito, que tem um significado todo próprio para nós”, concluiu dom Jaime.
Dom Jaime esteve com o papa Francisco em fevereiro deste ano, em visita junto com a presidência da CNBB, uma semana antes do papa ser internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli de Roma, onde ficou por 38 dias em tratamento contra uma pneumonia bilateral.
O funeral do papa Francisco será no sábado, 26 de abril, às 10h, na Praça de São Pedro.
As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada
Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.
Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!
Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.
Doar