5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

CNBB dá orientações para a liturgia depois da morte do papa Francisco

Imagem ilustrativa | Shutterstock

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidou as comunidades a rezar na intenção do papa Francisco, depois da morte dele ontem (21) no Vaticano. A conferência deu instruções a serem observadas na liturgia.

“Todas as comunidades da Igreja no Brasil são convidadas a rezar em sufrágio pelo papa Francisco na celebração da Eucaristia e na Liturgia das Horas a partir de hoje”, diz documento publicado pela Comissão Episcopal para a Liturgia.

O documento orienta que, “durante a Sé vacante e até a eleição do novo Sumo Pontífice, na Oração Eucarística e nas intercessões da Liturgia das Horas omite-se o nome do papa”.

A comissão diz que, na oitava de Páscoa, “celebra-se a missa do dia, com paramentos brancos”. Orienta ainda a incluir uma “intenção especial pelo papa Francisco” nas orações dos fiéis” e, nas orações eucarísticas, “a lembrança do papa nas intenções pelos defuntos.

A comissão deixa três opções de intercessões que podem ser acrescentadas nas orações dos fiéis na missa e nas orações da Liturgia das Horas:

“Pelo papa Francisco, a quem o Senhor constituiu sucessor de Pedro e pastor da Igreja, para que pelos mistérios da graça e da misericórdia, seja acolhido na glória eterna. Rezemos ao Senhor”.

“Pelo falecido papa Francisco, para que o Príncipe dos pastores, que sempre vive e intercede por nós, o acolha benigno no seu reino de luz e de paz. Rezemos ao Senhor”.

“Pelo falecido papa Francisco, para que viva na eterna alegria com os santos e os eleitos e nos proteja e interceda sempre por nós junto de Deus. Rezemos ao Senhor”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar