5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Papa permanece estável na ‘complexidade do quadro geral’, diz Santa Sé

Papa cumprimenta fiéis em audiência geral na praça de São Pedro, no Vaticano. | Vatican Media

O estado clínico do papa Francisco permanece "estável" dada a complexidade do seu estado geral, disse hoje (12) a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Em seu relatório mais recente sobre o estado de saúde do papa, internado há 27 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, a Sala de Imprensa disse que uma radiografia de tórax feita ontem confirmou o progresso da condição do papa.

Francisco continua recebendo oxigenoterapia de alto fluxo no dia e ventilação mecânica não invasiva à noite.

Hoje de manhã, depois de participar dos exercícios espirituais online transmitidos da Aula Paulo VI, o papa comungou, dedicou um tempo à oração e depois fez fisioterapia.

À tarde, o papa voltou a participar dos exercícios espirituais da Cúria Romana, alternando oração e repouso com sessões de fisioterapia respiratória.

Na segunda-feira (10), a equipe médica do hospital suspendeu o prognóstico reservado de Francisco depois de notar uma consolidação das melhoras observadas nos dias anteriores.

Segundo fontes da Santa Sé, isso significa que o papa Francisco não corre perigo iminente e que a antibioticoterapia está respondendo efetivamente contra a pneumonia bilateral.

Fontes da Santa Sé disseram que, no contexto do retiro quaresmal, Francisco não vai voltar à sua agenda de trabalho esta semana e vai se concentrar na oração. Também não haverá comemoração do 12º aniversário de seu pontificado, que ocorre amanhã (13).

Sobre uma possível viagem à Turquia, a Sala de Imprensa da Santa Sé enfatizou que, embora o papa Francisco tenha manifestado sua intenção de visitar o país, nenhuma data oficial foi definida e a viagem não foi confirmada.

Foi uma resposta à declaração do patriarca ecumênico ortodoxo Bartolomeu confirmando a visita do papa à Turquia para o 700º aniversário do Concílio de Niceia em maio.

Em novembro do ano passado, o papa Francisco disse querer visitar Niceia, atual İznik, Turquia, para celebrar o 1.700º aniversário do primeiro concílio ecumênico na história da Igreja, feito em 325 d.C.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar