5 de dezembro de 2025 Doar
Um serviço da EWTN News

Missionárias da Caridade agradecem ao papa a memória litúrgica de santa Teresa de Calcutá

Missionárias da Caridade se encontram com o papa Francisco ontem (12) no Vaticano. | Vatican Media

Um grupo de Missionárias da Caridade cumprimentou o papa Francisco ontem (12) depois da audiência geral no Vaticano e agradeceu pela instituição da memória da fundadora da ordem, santa madre Teresa de Calcutá, no calendário litúrgico da Igreja.

A memória de santa Teresa de Calcutá será dia 5 de setembro, dia de sua morte em 1997, nos calendários e textos litúrgicos da Igreja, com orações e leituras específicas para serem usadas na missa e na liturgia das horas.

As memórias obrigatórias ocupam o terceiro lugar na classificação de dias festivos no calendário litúrgico da Igreja. A memória de santa Teresa de Calcutá será uma memória facultativa.

A irmã Mary Joseph, superiora geral da congregação, viajou para Roma com 35 freiras dos cinco continentes.

Missionárias da Caridade com imagem de santa madre Teresa de Calcutá. Daniel Ibáñez/EWTN News

“O coração de Madre Teresa de Calcutá continua a bater fortemente na vida de todas nós e nos exorta, neste Jubileu da Esperança, a não desistir e a seguir Jesus”, disse a irmã Joseph ao Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé.

No fim da audiência geral na Aula Paulo VI, o papa Francisco cumprimentou o grupo de missionárias.

A superiora geral pediu ao papa para abençoar sua obra, “que se dirige aos mais humildes” e também para enviar “uma mensagem de renovação a todos, para que voltemos às raízes do Evangelho”, disse ela.

A freira disse também que, num mundo que busca o progresso tecnológico, “nunca devemos esquecer que o verdadeiro progresso humano é dedicar-se ao próximo todos os dias, com todo o coração”.

A irmã Mary Joseph citou a encíclica Dilexit nos, na qual o papa Francisco “nos exorta a redescobrir o Sagrado Coração de Jesus, a acolher o amor de Cristo, que é o amor que cada um de nós deve reservar aos humildes, aos doentes, aos indefesos, como nos ensinou Madre Teresa, cuja memória facultativa é celebrada em 5 de setembro”.

No decreto, publicado na terça-feira (11) e aprovado pelo papa Francisco em 24 de dezembro do ano passado, na véspera de Natal, o prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, dom Arthur cardeal Roche, diz que, “vivendo radicalmente o Evangelho e proclamando-o com ousadia, santa Teresa de Calcutá é uma testemunha da dignidade e honra do serviço humilde”.

“Ao escolher não só ser a menor, mas a serva dos menores, ela se tornou um modelo de misericórdia e um ícone autêntico do Bom Samaritano”, disse o cardeal.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar