2 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos equatorianos negam irregularidades em compra de imóveis do Estado

Os bispos equatorianos negaram qualquer irregularidade na suposta compra fraudulenta de 135 imóveis do Estado confiados a um banco privado que fechou em 2004 e em que se tenta vincular o ex-secretário da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), Dom José Vicente Eguiguren.

Em um documento difundido pela CEE, os prelados lembraram que "a crise bancária criou enormes problemas a muitas entidades católicas e foi frente a isso que o Episcopado empreendeu a coordenação de negociações, orientadas a trocar os certificados de depósitos bancários, garantidos pelo Estado, por bens que o Filanbanco tinha".

"Tal transação foi legítima e transparente já que contou com um juízo prévio da Procuradoria Geral do Estado e foi passada pela auditoria da Superintendência de Bancos", adicionaram.

Os prelados assinalaram que a denúncia fiscal que pretende envolver Dom. Eguiguren e a CEE em supostas irregularidades se apóia em "documentação parcial e insuficiente".

"Confiamos em uma resolução justa e rápida, que se apóie na verdade dos fatos, tal e como estão documentados, longe de interesses ou pressões que possivelmente possam ocorrer. Todos os membros do Episcopado assumimos esta causa como própria", anotaram.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar