29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Arcebispos argentinos destacam transcendência de "Deus Caritas Est"

Ao fazer uma avaliação da primeira encíclica do Papa Bento XVI "Deus Caritas Est", os Arcebispos de Mar del Plata e de Paraná, Dom Héctor Aguer e Dom Mario Maulión respectivamente, concordaram na transcedência do texto pontifício pois "vai diretamente ao núcleo do mistério e da vida cristã".

Em uma entrevista concedida à publicação Cristo Hoy, Dom Aguer confessou não tê-lo surpreendido a encíclica do Santo Padre pois nela se reflete o pensamento e estilo do então Cardeal Ratzinger "sobre tudo na bela elaboração da primeira parte, onde vai diretamente ao núcleo do mistério e da vida cristã".

Ao comentar a escolha da caridade como tema de sua primeira encíclica, o Prelado assinalou que com isso o Papa "vai ao ponto" e quer "dirigir a atenção, a reflexão e a prece dos fiéis à profundidade incandescente da Igreja, a seu coração. Parece-me um feliz complemento da ‘Veritatis splendor’".

"Pareceu-me particularmente interessante como o Santo Padre retoma, prolonga e aplica com liberdade a antiga distinção entre eros e ágape, mostrando sua complementaridade. Assim se pode afirmar que o cristianismo não é inimigo do prazer, mas sim do desenfreio".

Finalmente, o Prelado expressou sua esperança de que "a recepção desta encíclica sirva para inspirar teologalmente o serviço que os cristãos prestam ao mundo de hoje, evitando separações e superando garbosamente as tentações reducionistas e ideologizantes".

Contemplação e programa de ação

Por outro lado, o Arcebispo de Paraná, Dom Mario Maulión, observou que a encíclica "abre à Igreja o coração do Papa e lhe ensina um caminho para sua renovação e para sua presença evangelizadora na hora atual".

"Como João Paulo II iniciou seu pontificado pondo os olhos em Jesus Cristo para abrir-lhe o coração (Redemptor hominis) e apontar à Igreja que o homem é o caminho que deve percorrer, também Bento XVI põe à Igreja no coração de quem é Deus e quem é o homem".

Para o Prelado, Bento XVI assinala em sua carta encíclica a "urgente e inadiável tarefa de anunciar o Senhor Jesus com a palavra e com o testemunho da caridade. A relação com o mundo em que vive requer da Igreja uma forte identidade em sua fé (mais que doutrina, é, fundamentalmente, um ‘encontro’ vital com Ele) e um lúcido diálogo com tudo o que hoje constitui o mundo do homem".

"Esta carta traça um caminho para a contemplação de Deus e para ver a verdadeira identidade do homem. E é também um programa de ação pessoal e comunitária para todo fiel e para cada comunidade cristã. E como caminho é preciso percorrê-lo", conclui o Arcebispo.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar