30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Doente terminal comove o Chile com esperada ordenação sacerdotal

Francisco Jiménez Araya, tem 30 anos de idade e sofre de câncer terminal desde novembro passado. Ele enfrentou sua doença com coragem e embora talvez em algum momento tenha pensado que não realizaria seu sonho de toda a vida, há alguns dias conseguiu: foi ordenado sacerdote.

Em junho passado o jovem foi ordenado diácono e estava preparando para ser ordenado sacerdote quando foi diagnosticada a enfermidade. Logo começou a receber tratamento no Hospital Clínico da Universidade Católica do Chile.

Conhecido por familiares e amigos como "Panchito", o novo presbítero recebeu a ordem sacerdotal em 11 de janeiro passado no Lar Santo Cura de Ars, uma casa de repouso para sacerdotes de Santiago, em uma cerimônia presidida pelo Bispo de Illapel, Dom Rafael de la Barra.

Panchito escolheu como lema para a ocasião a passagem do Salmo 99, "Servi ao Senhor com alegria".

Na homilia, Dom De la Barra assinalou que o novo presbítero presta com seu testemunho "um grande serviço à Igreja e aos doentes que vivem com ele, mostrando-lhes esperança e fé em Deus".

Acrescentou que o Padre Jiménez já é um sacerdote para toda a eternidade e recordou que "apesar de sua doença, a possibilidade de um milagre sempre está latente".

"Ele pode ser tratado como sacerdote com total propriedade, prova disso é que é capaz de celebrar uma Missa mesmo quando deve permanecer em cadeira de rodas", esclareceu.

Antes de retornar ao hospital, o novo sacerdote relatou à imprensa chilena que sua ordenação se concretizou em um momento em que seu tratamento estava detido e assegurou que embora estivesse satisfeito com seu papel de diácono, o sonho de sua vida era o de ser ordenado sacerdote.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar