30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Casa Branca condena prisão de líderes católicos na Nicarágua

John Kirby, Coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas na Casa Branca. Crédito: EWTN News Nightly

O coordenador do Conselho de Segurança Nacional para as Comunicações Estratégicas da Casa Branca, John Kirby, disse que a perseguição do governo nicaraguense contra os líderes católicos na Nicarágua é inaceitável. "Condenamos essas ações", disse.

Kirby respondeu ontem (31) uma pergunta de Owen Jensen, correspondente da EWTN em Washington D.C., sobre a posição da Casa Branca diante do governo da Nicarágua, que mantém preso o bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, desde fevereiro, expulsou mais de 30 freiras do país e confiscou vários bens da Igreja, entre muitas outras hostilidades.

"Houve uma deterioração dramática no respeito aos princípios democráticos e aos direitos humanos por parte do regime de Ortega-Murillo", disse Kirby.

Essas violações dos direitos humanos incluem, continuou John Kirby, "o assédio e a prisão de líderes democráticos, membros de partidos políticos da oposição, líderes religiosos, como bem disse, incluindo a Igreja Católica, estudantes e jornalistas". "Tudo isso é inaceitável. Condenamos essas ações", disse Kirby, segundo informou a EWTN News Nightly.

"Já tomamos várias ações para promover que o regime de Ortega-Murillo assuma a responsabilidade por suas ações, incluindo a imposição de sanções, e continuaremos fazendo isso", concluiu Kirby.

Nos últimos cinco anos houve pelo menos 529 ataques de Ortega contra a Igreja, e 90 deles foram cometidos até agora em 2023, segundo o relatório "Nicarágua: uma Igreja perseguida?".

Uma das últimas ações da perseguição foi o congelamento das contas das dioceses e paróquias da Nicarágua, acusadas pelo governo de lavagem de dinheiro. Para os defensores dos direitos humanos isso é algo "ridículo".

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar