30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Autoridades do Episcopado expressam seus melhores votos a nova Presidenta do Chile

O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH) e Bispo de Rancagua, Dom. Alejandro Goic Karmelic; o Vice-presidente do mesmo organismo e Bispo de Valparaíso, Dom Gonzalo Duarte; e o Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz foram até a residência da Michelle Bachelet onde tiveram uma reunião de meia hora com a agora Presidenta eleita do Chile.

Durante a reunião, Dom. Goic expressou "à Sra. Michelle Bachelet o apoio da Igreja em tudo o que corresponda porque acreditam que o governo dela deve ser um governo muito bom porque isso será bom para o Chile". "Desde nossa perspectiva como pastores vamos orar para que seu Governo seja bem-sucedido e para que especialmente os setores mais desprovidos de nossa pátria possam, no próximo governo e de cara ao Bicentenário, resolver parte de seus problemas", acrescentou.

Em seguida, o Prelado comentou que o discurso de Bachelet logo depois do resultado das eleições foi "muito inclusivo, em que revela parte de sua vida pessoal e uma atitude interior de profunda capacidade de amar e de reconciliação frente aos dramas pessoais que teve que viver. A lembrança também emocionada de seu pai foi algo que nos chegou muito profundamente, a quem ela assinalava que o sentia muito perto. Para nós isso é uma expressão de fé, de uma proximidade transcendente".

Por sua vez, o Cardeal Errázuriz expressou a alegria dos bispos chilenos porque o povo chileno escolheu alguém que é "um símbolo do reencontro dos chilenos, é um símbolo da paz entre nós, de um país reconciliado. Alguém que foi agredida pelo ódio, mas que preferiu superar esse ódio através da compreensão, a tolerância, e –como ela dizia– e ‘por que não dizê-lo, do amor’. Eu acredito que é um sinal de grande esperança".

Do mesmo modo, o Cardeal destacou que "de algum jeito o Chile expressou o reconhecimento e a gratidão que tem para as mulheres. Chile viveu pela ação da mulher no lar, pela educação dos filhos, também pela transmissão da cultura, da fé; e esperava de algum jeito que esses valores se expressassem em uma maternidade espiritual quanto ao país, e reconhecer o que são as mulheres em nossa pátria também na vida pública e na vida profissional, o que têm feito até agora. Eu acredito que também seja um sinal do valor da mulher em nossa pátria".

Finalmente, o Arcebispo manifestou seus desejos para que a proximidade de Bachelet com os pobres, marginalizados e a família "se expresse em muitos âmbitos nos quais esteja velando pelo bem das pessoas que até agora possam ter estado mais marginalizadas no país".

Por sua vez, Bachelet agradeceu a visita e os bons votos dos pastores. "Chile somos todos e eu sou Presidenta de todas e todos os chilenos", opinou.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar