2 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Três lugares podem ser Emaús, onde Jesus ressuscitado apareceu

Jesus ressuscitado e os discípulos de Emaús | Domínio Público - Wikipédia

Os franciscanos presentes na Terra Santa participaram de uma celebração pascal no lugar onde acreditam que Jesus ressuscitado apareceu aos discípulos de Emaús. Duas outras cidades, no entanto, afirmam ser o lugar da aparição.

O último capítulo do Evangelho de São Lucas (24,13-35) narra que Jesus apareceu a dois dos seus seguidores que iam a caminho de Emaús, um dos quais é chamado de Cléofas.

O Ressuscitado falou com eles como um forasteiro e, ao ouvir que eles estavam tristes com a morte do Messias, explicou-lhes as Escrituras até muito tarde. Os discípulos pediram-lhe então que ficasse com eles na cidade e só o reconheceram quando Cristo partiu o pão. No entanto, o Senhor naquele momento desapareceu.

Segundo a Custódia da Terra Santa, há três locais que dizem ser o local onde ocorreu este evento bíblico.

Os cristãos do século III acreditavam que a aparição ocorreu em Emaús-Nicópolis. Embora o nome coincida, a cidade não fica à mesma distância dada por são Lucas que diz explicitamente que a cidade ficava a 60 estádios, mais ou menos 12 km, de Jerusalém. Emaús-Nicópolis dista 30 km de Jerusalém.

Por volta do século XII, na época das cruzadas, procurou-se um local mais próximo da Cidade Santa. Foi proposta antiga cidade de Kiriat-Yaarim, , conhecida hoje como Abu-Ghosh, onde os cruzados haviam erguido a fortaleza de Fontenoid.

Tradições populares se referem a um terceiro lugar: a cidade de El Qubeibeh, porque fica junto a um caminho que levava a Jerusalém e à distância dita pelo evangelista. Acredita-se que tudo isso influenciou os franciscanos a se instalarem ali no século XIV.

Foi nesse local, os frades da Custódia da Terra Santa se reuniram na basílica da Manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo na segunda-feira (10).

Pela manhã houve uma missa rezada pelo padre Francesco Patton, Custódio da Terra Santa. Em seguida, alguns pães abençoados foram distribuídos aos fiéis, recordando assim o gesto do pão partido que Jesus deu aos discípulos de Emaús.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar