27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Dom Foley: decisões éticas devem ser tomadas inclusive diante de dificuldades

Durante uma reunião em Loyola (Espanha) com os membros da Associação Internacional de Escolas de Negócios Jesuítas, Dom John P. Foley, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, destacou a necessidade de tomas decisões éticas no mundo do trabalho inclusive apesar das dificuldades que possam desprender-se delas.

Durante o discurso após presidir a Missa, o Presidente do conselho falou da dificuldade das pessoas que trabalham nos setores da publicidade e dos negócios na hora de tomas decisões que possam repercutir negativamente neles, em seus familiares, nos que lucraram para a empresa e nos trabalhadores.

O Arcebispo Foley contou que quando era jovem teve que deixar dois empregos por motivos éticos, e destacou que havia mencionado estas experiências para que os lideres das escolas de negócios soubessem que havia vivido “dilemas éticos e desafios empresariais os quais talvez tenham sido seus alunos”.

Entretanto, acrescentou, “pensei muitas vezes nos terríveis dilemas que tem que enfrentar as pessoas casadas e com filhos em um mercado de trabalho reduzido quando lhes é exigido que se comportem de forma incorreta ou pelo menos de modo eticamente discutível e tem medo de questionar esta decisão, ou de protestar e não podem deixar o trabalho porque não respeitem três princípios:

  • Ser é melhor que ter.
  • Toda pessoa dever ser tratada com respeito.
  • Trabalhar pelo bem comum.

Ao final de seu discurso, o presidente do discatério indicou que “uma das preocupações crescentes nas sociedades democráticas é os aspectos éticos das campanhas políticas”, com as quais pode ou ser informado “sobre os candidatos e os temas de interesse” ou “obstaculizar o processo democrático” quando aos custos da publicidade “atraem unicamente candidatos ou grupos ricos” ou se a busca de fundos compromete os princípios e a integridade dos candidatos.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar