29 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Suprema Corte do Sri Lanka ordena indenizar vítimas de atentados de Páscoa em 2019

Família visita um ente querido que morreu durante os ataques terroristas do Domingo de Páscoa de 2019 no Sri Lanka | Shutterstock

A Suprema Corte do Sri Lanka ordenou na quinta-feira (12) que o ex-presidente Maithripala Sirisena e quatro outros ex-funcionários de alto escalão paguem cerca de US$ 886 mil de indenização às vítimas dos atentados de Páscoa de 2019, que deixaram mais de 269 mortos e centenas de feridos.

Na sentença proferida em 13 de janeiro, a corte condenou Sirisena por omissão, ao não ter impedido os ataques apesar de ter informações de inteligência suficientes. A inação permitiu que fossem coordenados atentados suicidas contra hotéis e igrejas católicas.

Segundo UCA News, os culpados, funcionários do Ministério da Defesa e da inteligência, devem pagar a indenização aos familiares das vítimas que entraram com a ação.

O padre Sarath Iddamalgoda disse que a sentença mostra que ninguém está acima da lei.

"Como padre, tentei buscar justiça para as vítimas. Mas o mentor do ataque ainda não foi localizado. Estamos esperando que ele seja pego", disse ao UCA News.

O arcebispo de Colombo, cardeal Malcolm Ranjith, pediu na sexta-feira (13) uma investigação completa sobre os ataques de 2019.

"O procurador-geral disse que isso deveria ser investigado, embora até agora não tenha sido feito de forma completa. O julgamento foi uma grande abertura para nós, para começarmos a analisar todos os aspectos do caso", disse o arcebispo, segundo a agência de notícias EFE.

Ele também comentou que espera "que este julgamento inaugure uma nova era de liberdade e justiça em nosso país".

Na Páscoa de 2019, nove terroristas afiliados ao grupo islâmico local Thowheed Jamathha destruíram duas igrejas católicas em Colombo, uma igreja evangélica em Batticaloa e três hotéis de luxo no Sri Lanka por meio de ataques suicidas.

Naquele momento, o cardeal Ranjith criticou as autoridades por não terem dado uma explicação clara sobre como os terroristas fizeram o ataque, embora o serviço de inteligência supostamente soubesse que os ataques eram iminentes.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar