28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

JMJ Lisboa 2023 doa 30 mil euros para vítimas da guerra na Ucrânia

Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar | Captura de vídeo

A Fundação JMJ Lisboa 2023, responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em Portugal, e os Comitês Organizadores Diocesanos (COD) doaram 30 mil euros para apoiar as vítimas da guerra na Ucrânia. Segundo a fundação, a iniciativa é uma resposta aos apelos do papa Francisco em favor do povo ucraniano.

"Não nos podemos fazer tão presentes de forma tão imediata e eficaz como com a partilha deste pouquinho que conseguimos coordenar, entre o COL (Comitê Organizador Local) e os Comitês Diocesanos, para nos fazermos presentes, para verdadeiramente poder acontecer Natal imediatamente junto dos irmãos da Ucrânia", disse o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar.

Segundo dom Aguiar, este apoio financeiro quer "materializar o eco que a emoção do papa Francisco provocou na Praça de Espanha, no dia da Imaculada Conceição" e "a ir ao socorro imediato desses irmãos e irmãs que tanto precisam".

No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, o papa Francisco rezou diante da Virgem Imaculada na Praça de Espanha, em Roma, como faz tradicionalmente. Na ocasião, Francisco se emocionou e chorou ao pedir pelo povo ucraniano e "pela paz que há tanto tempo pedimos ao Senhor".

A Fundação JMJ Lisboa 2023 lembrou ainda que no dia 14 de janeiro, o papa convidou a fazer um "Natal mais humilde" para ajudar os ucranianos.

"Façamos um Natal mais humilde, com presentes mais humildes. Enviemos o que economizamos ao povo ucraniano, que está em necessidade, eles sofrem tanto, passam fome, sentem o frio e muitos morrem porque não há médicos, não há enfermeiras à disposição. Não esqueçamos: um Natal, sim; em paz com o Senhor, sim, mas com os ucranianos em nossos corações. E façamos algum gesto concreto por eles", disse o papa Francisco, ao final da audiência geral em 14 de dezembro.

Em mensagem de Natal publicada ontem (22), o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 recordou, "de um modo especial", os "malogrados irmãos martirizados do povo da Ucrânia" e todos os que, na Rússia, "também sofrem a guerra".

A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de fevereiro e, amanhã (24), véspera de Natal, completa dez meses.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar