28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Igreja não pode ter partido, diz Lula, que vê papel fundamental da Igreja na formação do PT

Lula em evento de campanha em Belém | Captura de vídeo

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na sexta-feira (2) que o Estado é laico e "não pode ter religião" e que "a igreja não pode ter partido". Em outras ocasiões, porém, Lula já afirmou que a Igreja Católica, sobretudo a ala ligada à Teologia da Libertação, contribuiu "na construção do PT".

"O Estado brasileiro não pode ter religião. O Estado é laico e eu sou católico. E, eu acho, que da mesma forma que o Estado não pode ter religião, a igreja não pode ter partido", declarou Lula durante um encontro com etnias indígenas em Belém (PA).

Esta não foi a primeira fez que o candidato adotou este discurso durante a campanha. Em um comício no centro de São Paulo (SP), em 20 de agosto, Lula também se referiu ao tema. "E eu quero dizer para vocês: Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, defendo o Estado laico. O Estado não tem que ter religião, todas as religiões tem que ser defendidas pelo Estado. Mas também quero dizer: as igrejas não têm que ter partido político porque as igrejas têm que cuidar da fé, da espiritualidade das pessoas e não cuidar de candidaturas, de falsos profetas ou de fariseus que estão enganando esse povo o dia inteiro", disse na ocasião.

Lula lidera a disputa eleitoral. Segundo pesquisa de intenção de voto BTG/FSB divulgada nesta segunda-feira (5), o petista tem 42% das intenções de votos, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 34%. O levantamento também mostrou as intenções de voto de acordo com a religião. Enquanto Lula lidera entre os católicos – tem 47% contra 30% de Bolsonaro, o atual presidente tem a maioria entre os evangélicos, com 47% contra 30% do petista.

Em fevereiro deste ano, em entrevista à Rádio Brasil Campinas, da arquidiocese de Campinas (SP), o petista disse que a Igreja "teve muito a ver" com sua "formação política, com o sucesso que tivemos nas coisas que fizemos na vida, sobretudo na luta sindical, muita solidariedade, quando a gente fazia greves, e também na construção do PT".

Lula, que é fundador e principal líder do PT, contou que em todos os lugares para onde "viajava no Brasil, tinha uma igreja progressista, um padre progressista, uma casa paroquial, lá haveria uma reunião com a comunidade católica, para a gente discutir política".

Em julho de 2020, Lula exaltou a relação do PT com a Teologia da Libertação, durante uma conversa ao vivo no Youtube com o teólogo e ex-padre franciscano Leonardo Boff. O petista afirmou que "o PT não existiria se não fosse a Teologia da Libertação".

"O PT não existiria do jeito que ele existe se não fossem as Comunidades Eclesiais de Base. Eu que viajei o Brasil inteiro para construir esse partido, eu sei o valor de um padre progressista", disse e acrescentou: "As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) não entraram no PT, as CEBs fundaram as células do PT".

As CEBs surgiram por volta do final da década de 1960, promovendo a opção preferencial pelos pobres. Foi promovida por intelectuais ligados à Teologia da Libertação como o frade dominicano Frei Betto e Boff. Com o tempo, passaram a ser marcadas pelo vínculo com os movimentos sociais, como o Movimento Sem Terra (MST), e partidos de cunho socialista como PT e PCdoB.

Após a declaração de Lula sobre política e religião na sexta-feira, ACI Digital entrou em contato com a assessoria da campanha petista para comentar sobre a mudança no discurso do candidato. Por e-mail, foi perguntado: "Lula já reconheceu publicamente que, sem a Igreja Católica, especialmente a ala ligada à Teologia da Libertação, não teria sido possível formar o Partido dos Trabalhadores. Por que agora, que as pesquisas indicam que o candidato tem pouca penetração entre evangélicos, Lula defende a neutralidade da Igreja?"

A assessoria da campanha de Lula não respondeu até o fechamento desta matéria.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar