30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Líder em DH. denuncia "imobilidade e estancamento" de Governo cubano

Em um comunicado divulgado em Havana, o dissidente e líder da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), Elizardo Sánchez, criticou a “imobilidade do Governo em matéria de direitos civis, políticos e econômicos, e denunciou o “desproporcionado” sistema carcerário do país.

O ativista explicou que o número total de presos políticos e a população penal em geral em Cuba –estimado entre 80 mil e 100 mil reclusos– não diminuiu, confirmando com isto a  “imobilidade e o  estancamento” governamental.

Ao finalizar o primeiro semestre de 2004 –acrescentou  Sánchez–, somam 317 os presos pelos chamados “crimes contra o Estado” e outras acusações semelhantes reclusos em mais de 200 cárceres existentes no país. Segundo a CCDHRN, no final do ano passado a cifra era de 315.

O dissidente criticou a  “radical negativa” do Governo para responder às múltiplas exortações da Comunidade Internacional  para que melhore “de uma maneira independente e soberana” a situação dos direitos civis no país; e denunciou o rechaço ao acesso às prisões de delegados das Nações  Unidas, Cruz Vermelha internacional e outras organizações.

No comunicado, a CCDHRN incluiu uma “lista parcial” de sancionados ou processados por motivos políticos, na qual aparecem relacionados  84 prisioneiros de consciência cubanos adotados pela Anistia Internacional, entre eles os 75 dissidentes condenados no ano passado.

Nesse grupo estão incluídos tampem seis dissidentes do denominado “Grupo dos 75”, recentemente soltos por problemas de saúde sob uma  “licença extra-penal”. Eles são Roberto de Miranda Hernández, Carmelo Díaz, Orlando Fundora, Julio A. Guevara, Miguel Valdés Tamayo e Manuel Vázquez Portal; que foram julgados junto com outros  69 dissidentes nos julgamentos sumários de março e abril de 2003 e condenados a penas de até 28 anos de prisão.

situação de três condenados à morte

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar