28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Família não significa qualquer tipo de relação, diz Arcebispo de Valência

Diante do que classificou de "enganos que com freqüência se cometem sobre a família", o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, assinalou que esta não é "uma palavra vazia que pode significar qualquer tipo de relação".

O Prelado disse que é preciso evitar "enganos que com freqüência se cometem sobre a família" que sintetizou em que "a família nem é uma ilhota na vida social que não evolui com a história, nem é uma palavra vazia que pode significar qualquer tipo de relação".

Em sua carta semanal "A família: fundamento e modelo da sociedade", Dom. García-Gasco criticou as "manobras contra a família" por parte do poder político, que "vêm marcadas por uma absoluta falta de respeito para a liberdade dos homens e das mulheres para fundar uma família".

O Arcebispo distinguiu entre "os modos e as maneiras de relacionar-se entre as pessoas que desenvolveu a sociedade de hoje" e o que é a família, porque "antes de que um ser humano comece a se dar conta de que existe, uma relação familiar lhe precedeu, outorgou-lhe um crédito de humanidade e pôs um depósito de confiança sobre sua pessoa".

Do mesmo modo, o Prelado expressou que a Igreja "expõe com determinação à sociedade atual que a família é a primeira sociedade natural, titular de direitos próprios e originários".

Dom. García-Gasco assegurou que a família é fundamento de toda sociedade "porque o milagre de uma nova vida humana é acolhido com toda responsabilidade quando se funda matrimonialmente uma família".

Mais adiante, o Arcebispo assinalou que família é modelo para toda organização social "porque ela mesma está a serviço da dignidade da pessoa humana mais necessitada". Neste sentido, recordou que "ninguém é mais frágil nem mais ameaçado do que o ser humano nas diversas fases da vida por nascere". Sua vida "se verá truncada se carecer do respeito incondicional e do apoio de seus pais e de quem ajude seus pais".

"Pais que recebem a vida humana, cuidam dela, protegem-na, aceitam-na em sua fragilidade e a desenvolvem educativamente em todas suas possibilidades são um exemplo dificilmente superável de liberdade solidária, a virtude cívica central de uma sociedade democrática", concluiu.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar