27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Juristas refutam projeto de lei que libera aborto no Brasil por ser inconstitucional

Uma audiência pública realizada ontem, 22 de novembro, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, em Brasília, sobre o Projeto de Lei 1135/9,  prevê a liberação do aborto no Brasil.  O projeto de lei, que tem por relatora a deputada Jandira Feghali,  e está tramitação no Congresso, foi fortemente refutado pelos juristas, que a acusam de inconstitucional.

Para o jurista e professor Ives Gandra Martins o projeto de lei em tramitação no Congresso que descriminaliza o aborto é inconstitucional.  Segundo o jurista, o projeto viola o artigo 5º da Constituição, segundo o qual todos são iguais perante a lei e é inviolável o direito à vida. Ele também lembrou que o Brasil é signatário do Pacto de São José da Costa Rica, de 1969, que determina que a vida começa desde a concepção.

De acordo com o sub-procurador geral da República, Cláudio Fonteles, a inviolabilidade da vida é assegurada pela constituição sendo, neste sentido, objeto de matéria constitucional sim.  "O direito Constitucional é o maior dos direitos e, portanto, perpassa todos os outros direitos. Temos a obrigação jurídica de preservar a vida", afirmou Cláudio Fonteles. O sub-procurador geral disse que a Constituição não foi feita por religiosos ou cientistas, mas por parlamentares, e que deve ser respeitada por todos.

Já o presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro, Paulo Silveira Martins Leão Júnior, afirmou que «o aborto é um homicídio cruel: todo aborto é crudelíssimo para o feto». O aborto é uma covardia, pois «o embrião não tem condições de se defender.  Toda criança tem direito à vida e a ser respeitada neste direito. Este direito se dá antes e após o nascimento, de acordo com a Constituição e a Declaração Universal dos Direitos da Criança e do Adolescente».

Leão Júnior assinalou que a mortalidade materna tem-se reduzido consideravelmente no Brasil «sem nenhuma legalização do aborto». Se legalizado o aborto, «ele explode em termos de número». Segundo Leão Júnior, o que reduz a mortalidade materna não é regularização do aborto, mas sim o índice de qualidade de vida e uma maior atenção à mulher gestante. «O aborto destrói a família e a alma da família brasileira», disse, segundo a Agência Câmara.

Para a conferencista e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Lilian Piñero Marcolin Eça, não haverá maior liberdade para a mulher se o projeto em  questão  for aprovado, "ela terá será o direito de escolher a própria morte", afirmou.

Segundo a pesquisadora, as conseqüências de um aborto são a depressão, o aumento da taxa de suicídio e da infertilidade.

O projeto de lei que descrimina o aborto está pronto para ser votado na Comissão de Seguridade Social e Família. Se aprovado, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e depois para o Plenário.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar