30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Organizadores do 12-N esperam que parlamentares cumpram promessa de Zapatero

Os organizadores da marcha do 12-N expressaram seu desejo de que os congressistas do PSOE sejam conseqüentes com o Presidente José Luis Rodríguez Zapatero, que assegurou que o diálogo sobre a LOE "teria conseqüências no trâmite de Comissão".

Através de um comunicado, o Foro Espanhol da Família –entidade que participou da organização do 12-N–, denunciou que a reunião convocada para esta quarta-feira se faça "sem suspender os trabalhos da Comissão de Educação do Congresso", que iniciou o debate sobre o projeto da LOE hoje terça-feira.

"O Grupo Parlamentar Socialista descumpriu o prometido pelo Presidente do Governo no passado 18 de novembro em relação à abertura de um diálogo sobre a LOE sem o ‘esgotamento’, –termo utilizado pelo Presidente do Governo– dos prazos da tramitação parlamentar", afirma o texto.

Apesar disso, as organizações do 12-N disseram que assistirão ao encontro sempre que o PSOE "esteja disposto a entregar na Comissão de Educação as propostas entregues por escrito em La Moncloa".

Entretanto, no comunicado expressam "nossas dúvidas sobre a capacidade do PSOE para modificar os critérios já estabelecidos" pela comissão de trabalho. Advertiram que isto faria impossível chegar a um consenso.

Do mesmo modo, indicaram que o anúncio do porta-voz socialista Pérez Rubalcaba, de incorporar os acordos à Plenária do Congresso ou ao Senado, contradiz-se com o compromisso de Rodríguez Zapatero, quem disse que o diálogo teria conseqüências dentro da Comissão de Educação.

"Estamos abertos ao diálogo, mas não estamos dispostos a ser comparsas de uma campanha de imagem", advertem os convocantes.

Finalmente, reiteraram "a vontade de milhões de pessoas de chegar a um grande pacto social e político" que "dote de estabilidade ao sistema educativo".

Por outro lado, a Junta de Porta-vozes do Congresso, com a oposição do Partido Popular, concordou que na primeira quinta-feira de dezembro se debata o projeto da LOE no Plenário, a menos que se prolonguem as deliberações dentro da Comissão de Educação.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar