4 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Adolescente de 14 anos é um dos mártires mexicanos que chegará aos altares

No domingo 20 de novembro será beatificado José Luis Sánchez del Rio, um jovem de 14 anos, que morreu como mártir na perseguição religiosa mexicana dos cristeros”, conforme informou o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez.

Por disposição do Papa Bento XVI, José Luis Sánchez del Rio será beatificado junto com outros 12 mártires de Guadalajara, assassinados por ídio à fé durante o regime de Plutarco Elías Calles, nas primeiras décadas do século XX.

José Luis nasceu em Sahuayo, Michoacán, em 28 de março de 1913 e morreu em 10 de fevereiro de 1928, quando foi martirizado por defender sua fé.

Seu martírio foi presenciado por dois amigos próximos, dois meninos de sete e nove anos. Um deles, o Pe. Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo, quem narra em seu livro “Minha vida é Cristo” que José Luis foi “capturado pelas forças do governo” quem lhe pediu que “renegasse de sua fé em Cristo, sob pena de morte. José não aceitou a apostasia”.

“Então lhe cortaram a pele das plantas dos pés e lhe obrigaram a caminhar pelo povo, rumo ao cemitério, –narra o sacerdote– ele chorava e gemia de dor, mas não cedia. De vez em quando se detinham e diziam: ‘se gritas ‘morra Cristo Rei’ te perdoamos a vida. Fala ‘morra Cristo Rei’. Mas ele respondia: ‘Viva Cristo Rei’”. Finalmente, José Luis morreu gritando “Viva Cristo Rei” enquanto os assassinos atiravamcontra ele.

Do mesmo modo, o fundador da Confraternidade Sacerdotal dos Operários do Reino de Cristo, Pe. Enrique Amescua Medina, recorda que enquanto acompanhava o beato ao martírio, este lhe pediu que se retirasse e dizia-lhe “Você fará coisas que eu não poderei chegar a fazer”.

restos mortais

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar