27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Números dos abortistas para legalizar aborto na Colômbia são falsos

Em uma coluna de opinião intitulada "pela fresta", publicada pelo jornal El Tiempo, o Ex-Vice Ministro da Justiça da Colômbia, Rafael Nieto Loaiza, denunciou a falsidade e quão ilógicas são as estatísticas com as que os abortistas do país pretendem sustentar o projeto de legalização do aborto.

Referindo-se à entrevista que concedeu no domingo a Primeira Dama da Nação, Lina Morena de Uribe, a este mesmo jornal, Nieto Loaiza explicou que tanto os números dados por ela como os argumentos para fazer uma mudança constitucional, não têm base real na situação do país e "há alguns pontos que não foram suficientemente esclarecidos".

"O primeiro é que o processo perante a Corte Constitucional visa a despenalização geral do aborto, e só subsidiariamente a referida aos casos de risco para a vida e a saúde da mãe, gravidez por violação e má formação fetal", indicou.

Esclareceu que dizer que na Colômbia há 400 mil abortos ao ano, "não tem nenhum sustento" e ilustrou que na Espanha, onde está legalizado, foram registrados 80 mil abortos para 2002", por isso "não há razão nenhuma para pensar que na Colômbia, onde é penalizado, a sociedade é mais conservadora", e onde a raiz, "cristã é mais profunda, ocorra 600 por cento mais abortos que na Pátria Mãe".

"De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a cada ano 68 mil mulheres deixam a vida em todo mundo devido a abortos ‘de risco’. Algo menos da metade deles tem lugar na Índia, país onde o aborto está legalizado. Assim o número de mortes por aborto na Colômbia deveria ser muitíssimo menor do que se especula", manifestou o Ex-Vice Ministro.

Nieto Loaiza acrescentou que "a despenalização do aborto não reduz as taxas da mortalidade materna" nem reduz o número de casos. Na Irlanda, por exemplo, onde o aborto é proibido, existe uma taxa de mortalidade muito baixa, cerca de quatro vezes inferior à dos Estados Unidos onde pelo contrário, sim está permitido, apresentando um aumento de "menos de 200 mil em 1973, o ano da famosa sentença de Roe versus Wae, que legalizou o aborto, a 1 milhão e médio em 1991".

Segundo estes dados, o colunista acrescentou que "a legalização aumenta o número de abortos e com eles o risco para a saúde das mulheres. Sem falar, claro, da morte de milhares de criaturas que estão por nascer".

Finalmente, referiu-se às considerações do Ministro de Proteção Social, Diego Palácio Betancourt, explicando que se as considerações para legalizar o aborto se apóiam em que este é um problema de saúde pública, "a conclusão não é clara" porque "o que reduz a taxa de mortalidade materna não é a legalização do aborto, mas o atendimento médico qualificado às mães antes, durante e depois do parto. E essa é uma responsabilidade do Ministério que vale mais não evadir com a argúcia de que o problema está na penalização do aborto".

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar