27 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Organizadores do Congresso Eucarístico Internacional esperam Papa Francisco em Budapeste

Organizadores do 52º Congresso Eucarístico Internacional de Budapeste em entrevista coletiva. Crédito: iec2020.hu

Os organizadores do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, Hungria, esperam que o papa Francisco possa encerrar pessoalmente o evento que deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado para setembro de 2021 por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19.

Em uma entevista coletiva realizada no dia 13 de maio, os organizadores disseram que o evento se encontra na última fase de preparação, tendo em conta que o contágio está diminuindo na Europa e o número de vacinados contra covid-19 cresce.

A expectativa é que o papa celebre a missa de encerramento, no dia 12 de setembro na praça dos Heróis, um dos locais mais emblemáticos da capital húngara. Se o papa viajar à Hungria, será o segundo pontífice que "terá participado de um congresso eucarístico internacional em 21 anos", explicaram os organizadores.

O Congresso, que espera a participação de fiéis dos cinco continentes, será inaugurado no dia 5 de setembro em cerimônia que contará com um coral de mil cantores. Será uma missa da qual participarão crianças de escolas católicas que receberão a Primeira Comunhão.

Entre os participantes do congresso estarão o arcebispo de Cebu, Filipinas, Dom José Palma, e o arcebispo de Seul, na Coreia do Sul, cardeal Andrew Yeom Soo-jung, o primeiro líder católico a cruzar a fronteira com a Coreia do Norte, como bispo, em maio de 2014.

Estarão presentes também o prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Robert Sarah, e o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, "que sobreviveu a dois assaltos à mão armada nas ruas". Também é esperada a presença do patriarca iraquiano, cardeal Louis Raphael Sako.

O congresso oferecerá diversos painéis de discussão, catequeses, eventos culturais, encontros juvenis, e outras atividades.

O cardeal Péter Erdő, arcebispo de Esztergom-Budapeste, celebrará missa no dia 11 de setembro, na praça Kossuth, antes de uma procissão à luz de velas que seguirá até a praça dos Heróis.

Da missa de encerramento, para a qual o papa Francisco é esperado, participarão a orquestra da Ópera Húngara com 120 membros e um grande coral com mais de dois mil cantores provenientes de toda a Hungria.

Haverá também pontos de informação em diferentes lugares de Budapeste com voluntários que ajudarão os participantes. Os organizadores também garantem a acessibilidade e informam que haverá intérpretes de linguagem de sinais.

Mais informações aqui.

Confira também:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar