30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Santa Sé prepara documento sobre a pastoral penitenciária

O Presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, Cardeal Renato Raffaele Martino, anunciou que seu dicastério está preparando um documento sobre a pastoral penitenciária e a preocupante condição humana e espiritual em que se encontram milhões de presos no mundo.

O Purpurado fez este anúncio durante o Sínodo dos Obispos. Explicou que o documento reúne a contribuição de 80 especialistas e capelães das penitenciárias de mais de 30 países, com os quais foi constatado  “um quadro preocupante das condições humanas e espirituais” nos quais vivem os presos e que estão “afastados dos direitos pessoais e contrários à dignidade das pessoas”.

Não obstante, solicitou aos bispos que se esmerem em garantir “o acesso à Eucaristia para os detentos, aos que às vezes a prática religiosa  é um direito que lhes é negado”.

Por outro lado, o Purpurado denunciou “a dramática situação de extrema pobreza na qual vivem milhões e milhões de homens e mulheres” apesar do aumento da riqueza do mundo globalizado. Indicou que esta realidade “assume as proporções de uma verdadeira e própria     questão social mundial”.

Indicou que tocar estos temas e a relação entre “Eucaristia e caridade social e política” não significa politizar o Sacramento, “mas sim (...) inspirar a dimensão social e política da caridade”.

O Cardeal Martino citou João Paulo II e comentou que diante de “um novo milênio que nasceu sob o espectro do terrorismo e da tragédia da guerra, é preciso, mais do que nunca, chamar os cristãos a viver a Eucaristía como escola de paz, como reparo das indevidas injerências mundano-políticas”.

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar