4 de maio de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Dois bispos são punidos na Polônia por negligência em casos de abuso sexual

Arcebispo Sławoj Leszek Głódź (L) and Bispo Edward Janiak (R). | Credit: Joanna Adamik (public domain) e Press Office Archdiocese of Krakow.

A nunciatura Apostólica na Polônia anunciou nesta segunda-feira que o Vaticano puniu dois bispos poloneses na conclusão de inquéritos canônicos sobre acusações de que foram negligentes em seu tratamento de abuso sexual de menores pelo clero. A punição dá-se no marco estabelecido pelo Motu Proprio Vos Estis Lux Mundi, do Papa Francisco. 

De acordo com declarações de 29 de março no site da conferência dos bispos católicos poloneses, o arcebispo Sławoj Leszek Głódź e o bispo Edward Janiak receberam ordens da Santa Sé de viver fora de suas antigas dioceses e não podem participar de liturgias públicas ou reuniões não-religiosas dentro do território das mesmas.

Głódź e Janiak também foram ordenados a dar "uma quantia apropriada" de seus fundos pessoais à Fundação São José, que trabalha para prevenir abusos e ajuda vítimas de abuso.

As declarações da nunciatura disseram que a Santa Sé tomou a decisão de punir os bispos "como resultado da investigação completa", que seguiu os procedimentos estabelecidos no motu proprio Vos estis lux mundi do Papa Francisco.

O inquérito de Janiak foi por negligência "em questões de abuso sexual cometidos por certos clérigos contra menores, e outros assuntos relacionados à administração da diocese", segundo a nunciatura. O Arcebispo Głódź , por outro lado, foi investigado por negligência "em casos de abuso sexual cometidos por certos clérigos contra menores, e outras questões relacionadas ao governo da arquidiocese".

O inquérito de Głódź , que foi arcebispo de Gdańsk de 2008 a 13 de agosto de 2020, começou no ano passado. A fase diocesana do inquérito terminou no início de novembro. Dom Głódź está aposentado desde agosto de 2020, quando o Papa Francisco aceitou sua renúncia no seu 75º aniversário. 

Após mais de oito anos como bispo de Kalisz, o Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Edward Janiak, de 68 anos, em outubro. Desde junho de 2020, a diocese vinha sendo administrada pelo arcebispo Grzegorz Ryś de Łódz, depois que a Congregação para Bispos do Vaticano autorizou uma investigação preliminar sob o marco da Vos estis lux mundi das acusações contra Dom Janiak. Supostamente o bispo falhou em tomar medidas contra um padre acusado de abuso.

Outro bispo polonês está sendo investigado sob o marco da carta Vos estis por suposta negligência.

Em 9 de outubro, a arquidiocese da Cracóvia anunciou que o Papa havia autorizado o Arcebispo Marek Jędraszewski de capital polaca a conduzir um inquérito sobre alegações de negligência contra o Bispo Tadeusz Rakoczy, sobre casos de abuso envolvendo dois sacerdotes na diocese de Bielsko-Żywiec.

Dom Tadeusz Rakoczy, de 82 anos, serviu como bispo de Bielsko-Żywiec de 1992 até sua aposentadoria em 2013.

Confira:

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar