30 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Fecharão Basílica na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe para prevenir contágios de coronavírus

Basílica de Guadalupe na Cidade do México. Crédito: David Ramos | ACI Prensa.

Os bispos do México e o Governo da Cidade do México anunciaram que de 10 a 13 de dezembro a Basílica de Guadalupe, que guarda a imagem original que apareceu milagrosamente na "tilma" de São Juan Diego em 1531, permanecerá fechada para evitar o contágio de coronavírus, COVID-19.

Em um comunicado conjunto publicado em 23 de novembro, autoridades eclesiásticas e civis indicaram que "é importante ressaltar que as condições sanitárias que o país vive devido à COVID-19 não nos permitem nesta ocasião celebrar a Virgem de Guadalupe peregrinando juntos ao santuário; e o bem de todo o povo mexicano nos motiva a tomar medidas de contenção para evitar a propagação do vírus, com as graves consequências que isso acarretaria".

Milhões de peregrinos de diferentes partes do México e de outros países tradicionalmente se reúnem nos primeiros dias de dezembro na Basílica de Guadalupe, por ocasião da celebração da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro.

A concentração de pessoas atinge seu ponto mais alto a partir da noite de 11 de dezembro, quando os devotos se reúnem para cantar à Virgem Maria as "mañanitas", um canto tradicional mexicano com o qual se comemoram os aniversários.

Devido à pandemia, a Basílica de Guadalupe anunciou que não acolheria a celebração de Missas nos dias 11 e 12 de dezembro. No entanto, estava previsto que que os devotos tivessem permissão para entrar no templo para contemplar e fazer oração brevemente diante da imagem original de Nossa Senhora de Guadalupe.

A Basílica também anunciou uma série de atividades virtuais por meio de seu site oficial e incentivou os devotos a fazerem peregrinações ao santuário mariano em outras datas para evitar multidões.

No comunicado conjunto, autoridades eclesiásticas e civis indicaram que "o Governo da Cidade do México, em coordenação com a Prefeitura realizarão uma operação de segurança durante os dias de fechamento, que orientará àqueles que forem às proximidades do Santuário a comemorarem o dia de Nossa Senhora de Guadalupe diante da imagem que a grande maioria do povo mexicano tem em sua própria casa".  

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

 

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar