28 de abril de 2024 Doar
Um serviço da EWTN News

Bispos europeus analisam desafios da Igreja diante os meios de comunicação

 “A Igreja propõe um estilo diverso de vida por meio do encontro com Cristo”, foi a conclusão a que chegou a Assembléia Plenária de Comissão Episcopal Européia para os Meios de comunicação (CEEM) que se realizou em Varsóvia entre 14 e 18 de novembro.

A agência Fides informou que durante a assembléia os bispos delegados das 34 Conferências Episcopais da Europa e os convidados especiais de organismos católicos europeus, analisaram a situação dos meios de comunicação do continente e como a Igreja pode ter uma presença ativa e evangelizadora por meio deles.

A assembléia contou com a participação de Dom John P. Foley, Presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, de peritos no tema da juventude e os meios de comunicação, e de jovens que expuseram sua experiência nos meios juvenis.

A Igreja e os meios de comunicação

Os prelados sublinharam as expectativas que os jovens têm respeito da Igreja. “Os jovens esperam que não tenhamos medo dos meios de comunicação: indo onde não somos esperados, intervindo quando a Igreja estiver chamada a intervir nos debates da sociedade e animemos a quantos o fazem. A Igreja ausente ou excessivamente complacente não será respeitada nem pelos meios de comunicação nem pelos jovens. A Igreja deve ser ela mesma", indicaram.

Para cumprir com este objetivo, os bispos convidaram à sociedade européia a trabalhar por alcançar objetivos fundamentais como involucrar aos jovens na ação pastoral com o protagonismo destes nos meios de comunicação; inserir as comunicações sociais na pastoral da Igreja investindo recursos humanos e econômicos para educar ao públicos e para formar profissionais já que “se a Igreja não pode entrar em todos os campos, deve valorizar as iniciativas que respondem a seus fins e  priorizar”.

criar novas estratégias de comunicação

As melhores notícias católicas - direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito ACI Digital.

Suscribirme al boletín

Nossa missão é a verdade. Junte-se a nós!

Sua doação mensal ajudará nossa equipe a continuar relatando a verdade, com justiça, integridade e fidelidade a Jesus Cristo e sua Igreja.

Doar